UNATI-UCAM promove tarde dedicada à saúde dos idosos
No dia 13 de agosto os alunos da UNATI-UCAM, Universidade Aberta para a Terceira Idade, participaram de uma tarde agradável, de informações sobre saúde, música e muito mais. No auditório da Universidade Candido Mendes os alunos assistiram às palestras do Geriatra Thiago Bicalho e do Endocrinologista Renato Redorat. O evento foi patrocinado pelo laboratório Libbs.
A UNATI-UCAM completou 27 anos e funciona na Universidade Cândido Mendes, no Méier, desde 2012. É um curso de atualização de conhecimentos criado por professores universitários, que tem como objetivo principal atender a todos que desejam manter-se ativos em suas vidas, se atualizando para estar sempre integrado. É um espaço para sentir-se bem, fazer novas amizades e trocar experiências. O projeto é coordenado pela Assistente Social e Socióloga, Leny Arienti. Os horários são como numa universidade, com aulas semanais de terça a sexta. Há também as aulas práticas, para estimular a memória, o equilíbrio e a criatividade, como o artesanato, a dança sênior e o coral, conduzido pelo maestro Geraldo Caputo.
Dr. Thiago Bicalho, veterano parceiro da UNATI, sempre traz uma palestra divertida e descontraída mesmo quando o assunto não é tão agradável. Palestrou sobre o envelhecimento saudável, memória, neuroplasticidade e a importância de estar sempre estimulando o cérebro.
Dr. Renato Redorat deu uma aula sobre a Diabetes Tipo 1 e 2. Falou sobre as causas, sintomas, tratamentos, prevenção, reeducação alimentar etc.
A profª Neuza Mendonça, que ministra as aulas de Autonomia Funcional, organizou uma bandinha e regeu a turma num momento de muita descontração, de música e percussão com chocalhos, cocos e bastões.
Leny concluiu que a tarde realmente valeu a pena, pois estavam todos, palestrantes e demais participantes, em sintonia e por isso tudo deu certo. Segundo a coordenadora as palestras são muito importantes porque, complementam o que os alunos aprenderam em sala de aula.
Leave a Reply