
Saúde e Filosofia

Neste momento em que vivemos uma das mais mortais pandemias da história, a Covid-19, certamente o tema saúde passou a ser obrigatório na pauta dos jornais, das redes sociais e das conversas em geral.
Cada vez mais as pessoas se conscientizam que para viver mais e melhor é preciso cuidar da saúde lançando mão de todos os meios possíveis. Parece estranho, mas a Filosofia também ajuda nesta tarefa humanitária, incentivando a problematização de tudo, inclusive da saúde, sempre, porém, com bom senso, curiosidade, espírito crítico, criatividade e profundidade.
Saúde, educação e outros temas sensíveis deixaram de ser exclusivos para especialistas e passaram a ser do domínio público. No campo do tratamento das doenças, por exemplo, o próprio doente-paciente ocupa, hoje, o centro das decisões de seu processo de cura com a orientação e o suporte de todos os especialistas da saúde.
Outra faceta importante da medicina moderna é que o seu foco não se limita mais à cura das doenças, se ampliando pelos múltiplos campos da saúde integral. Assim, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) os profissionais de saúde em suas várias especialidades, visam, em conjunto “o completo bem-estar físico, psíquico, social e espiritual” da pessoa humana.
Em vista disso, nunca é demais exortar: REFLITA MAIS, CUIDE DE SI, VIVA MELHOR, IRRADIE SAÚDE E BEM-ESTAR!
Antônio Bonifácio Rodrigues de Sousa
Autor de Filosofia da Saúde,
editora interciência.
Leave a Reply