Benefícios da atividade física na depressão
A depressão é uma doença com sintomas e características bem distintas do sentimento de tristeza, conforme mencionei no artigo anterior. Com a depressão já instalada algumas regiões do nosso cérebro, que antes trabalhavam em boa sintonia, começam a reduzir os níveis de substâncias responsáveis pela sensação de bom humor, prazer e bem-estar. A personalidade tende a se alterar e assim, o indivíduo pode perder o sentido de viver, de enxergar as coisas positivas e passa a supervalorizar episódios negativos, colocando-se sempre como vítima.
A partir daí, somado ao tratamento médico e psicológico, a prática regular de exercícios físicos torna-se vital na renovação da vida, propiciando o melhor aproveitamento de neurotransmissores moduladores, como: dopamina, serotonina e noradrenalina. Eles controlam ou mediam a quantidade e a velocidade de outras substâncias que interferem no sistema nervoso, promovendo um funcionamento regular do organismo. A dopamina e a serotonina têm importante papel na melhora da autoestima, motivação, prazer e felicidade, o que é bom em caso de depressão.
Outros fatores relevantes dos exercícios seria o aumento na capacidade cardiorrespiratória e o maior ganho de tônus muscular (estado de tensão elástica do músculo em repouso), revigorando a energia que se encontra em baixa escala nessa doença. Assim, a pessoa poderá responder a estímulos físicos do dia a dia, como andar, carregar objetos, subir escadas, e na área emocional, se encontrará mais apta, mais forte para enfrentar sua doença – quando ganhamos força física, também aumentamos nossa força emocional, e vice-versa.
Recomenda-se uma rotina de 3 a 5 vezes por semana de qualquer exercício físico, seja aeróbico: caminhada, corrida, natação, dança e hidroginástica, seja anaeróbico: musculação e ginástica localizada, com duração em média de 50 minutos. Atividades suaves como alongamento, Pilates e yoga são fundamentais no processo de reabilitação, pelo autocontato, controle respiratório, consciência corporal e relaxamento de tensões musculares.
Ressalta-se a procura de um profissional de Educação Física de sua confiança para lhe ajudar a sair dessa escuridão que parece sem fim, contudo há sempre uma luz no fundo do túnel, e essa luz estará eternamente contigo.
Basta você acreditar nisso com o mais profundo sentimento de amor a si mesmo!
www.jornalnovidades.com.br (caderno saúde).
ACOMPANHE A SÉRIE NO SITE E FACEBOOK!
THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751
Profissional de Educação Física
Artigo claro e direto. Obrigada! Temos que buscar incentivos para enfrentar a depressão e os exercícios físicos são fundamentais. Vemos muita melhora no humor, na disposição e na capacidade de raciocínio quando depois dos exercícios.