Março |2016| ano VII edição 81 – Psicossomática: Uma visão Global do Homem

Psicossomática: Uma visão Global do Homem

Para compreender melhor o ser humano, precisa-se saber que não existe a separação de corpo e mente, vistos diferentemente, como se apenas interagissem entre si. Na verdade são manifestações de nossa capacidade humana, onde o homem é um ser indivisível e complexo, obtendo processos corporais e mentais ao mesmo tempo, afinal é um ser humano só: o que ocorre na mente, ocorre no corpo e vice versa.

Aumentar-o-poder-da-mente-CapaA Psicossomática Contemporânea tem uma visão unicista do homem, fornecendo espaços à profissionais da área da saúde e educação. Quem trabalha cotidianamente com pessoas requer um conhecimento mais apurado de como o indivíduo se constrói e se desenvolve; as pessoas sofrem, têm sentimentos e emoções, e devido a isso, merecem ser bem tratadas a partir de uma abordagem mais humanista e não somente de modo cartesiano, mecanicista, como se a pessoa fosse um objeto.

Nessa visão psicossomática é priorizada a saúde integral, promovendo uma ação de prevenção de doenças e promoção de saúde em tudo o que influencia o ser humano, acrescentado no seu desenvolvimento aspectos afetivo-social, cultural, político-econômico, religioso, nutricional, dentre outros fenômenos existentes no universo. O professor de Educação Física pode aprender e se aperfeiçoar neste paradigma com a finalidade de ter uma visão global e humanista, sem focar apenas no âmbito “corporal”, mas com interesse em compreender diversas manifestações já mencionadas acima, que formam um todo complexo e uno, não divisível em partes.

A fim de entender melhor o processo saúde-adoecimento, pode-se explicar que doença não é só a própria doença, mas algum problema ou fato que surge a partir de pressões externas ou internas, e o homem corresponderá a esses estímulos globalmente, como por exemplo: uma pessoa que se encontra triste “psicologicamente”, possivelmente sofrerá interferência dessa tristeza “corporalmente”, mudando o modo de andar, se sentar, enfim, se movimentando de forma tristonha e cabisbaixa.

Sob essa abordagem, a pessoa descobre que existe uma real potência em se viver e que pode aperfeiçoar sua autopercepção e autoconhecimento ao se permitir valorizado, bem cuidado. Assim passa a se sentir vivo plenamente, saudável em todos os sentidos.

VIVA BEM CONSIGO MESMO!

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Especialista em psicossomática contemporânea
Personal Trainer de idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
Criador do método Ginástica KIDS

Tel.: 99522.8671 (Vivo)
Facebook.com/vivabem.thiagosoares
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>