Maio|2016| ano VII edição 83 – Saiba mais sobre o Autismo

Saiba mais sobre o Autismo

FotoColunista_ThiagoSoaresVivaBemDentro do universo humano, Deus nos propiciou múltiplas experiências, vivências e diferenças! Creio que tudo na vida tem uma razão para acontecer e devido a isso, cada pessoa é um de um jeito, tem seu comportamento ou modo de ser. Todos nós entendemos o mundo da nossa maneira, conforme nossas possibilidades. E no caso de pessoas com necessidades especiais, é igual: cada um com sua individualidade!

No Transtorno do Espectro Autista (TEA) existem alguns conceitos interessantes. Para começar, é preciso explicar o primeiro, que surge da observação do comportamento humano, representada pela teoria da mente (TOM), cuja afirma que todos nós somos capazes de entender o que o outro indivíduo está pensando, deduzindo ou interpretando, seja pela expressão facial e corporal, seja pelo tom de voz.

Para ajudar a entender, imagine quando você discute com alguém e logo após já sabe o que a outra pessoa pode pensar, achar ou sentir sobre isso. Com autistas é um pouco diferente, eles têm uma determinada atitude, mas sentem dificuldade em se colocar no lugar alheio, enxergar de fato o que mexeu emocionalmente com a pessoa ao lado; daí vem um termo chamado “cegueira mental”, que mostra a dificuldade dentro do espectro autista, de entendimento do significado dos próprios sentimentos e de outrem.

O segundo conceito importante é o de “compreensão da essência”, que complementa a “teoria da mente”, mostrando que cada ser humano enxerga e identifica múltiplos pontos e perspectivas baseado em um sentimento, pensamento ou simplesmente intuição. Por exemplo, se você olha para o quadro de Monalisa no museu do Louvre em Paris, pode ser que interprete por qual razão Leonardo da Vinci a pintou dessa forma misteriosa, qual seria sua ideia ao fazer a arte ou até coisas mais profundas, como se perguntando se da Vinci estava triste quando retratou essa obra. Pessoas com autismo provavelmente irão se prender a fatos concretos, como o formato retangular do quadro, as cores, os traços fortes e suaves da pintura e o tamanho do corpo da Monalisa na tela.

O tema autismo entra como o primeiro texto da série: a importância dos exercícios físicos nas necessidades especiais. No próximo serão explicadas outras terminologias, para depois ser mostrado a relevância da educação física no assunto.

VIVA BEM, COMPREENDENDO A ESSÊNCIA ALHEIA

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Especialista em psicossomática contemporânea
Personal Trainer de idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
Criador do método Ginástica KIDS
99522.8671 (VIVO)
Facebook.com/vivabem.thiagosoares
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>