Abril |2016| ano VII edição 82- Vacinação contra a gripe H1N1

Vacinação contra a gripe H1N1

12974317_1000414196714367_1309091170442200499_n

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tendo elevada transmissibilidade. Disseminando de pessoa a pessoa por meio de espirros, tosses ou contato com superfícies contaminadas, o vírus influenza sazonal pode causar infecção branda a grave, inclusive óbito. Pessoas com alto risco de complicações graves incluem gestantes, idosos, crianças com menos de dois anos, pessoas imunocomprometidas e pessoas com alguma comorbilidade.

Existem três tipos de vírus influenza sazonais: influenza A, B e C. Os vírus influenza tipo A são divididos em subtipos de acordo com a variedade e combinação de duas proteínas de superfície, a hemaglutinina (HA ou H) e a neuraminidase (NA ou N). Atualmente, influenza A (H1N1) e A (H3N2) são os subtipos sazonais que estão circulando. O vírus sazonal A (H1N1) é o mesmo vírus que causou a pandemia de influenza em 2009, e agora circula sazonalmente. Os vírus influenza tipo B, que circulam sazonalmente são de duas linhagens diferentes, Victória e Yamagata, nomeadas de acordo com o local onde foram primeiramente identificadas. Os vírus influenza tipo C causam infecções mais brandas.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação acontecerá em todo o Brasil de 30 de abril a 20 de maio, sendo o primeiro dia de mobilização em todo o país.

Fonte: Ministério da Saúde

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>