Setembro/2019 | Ano X – Edição 123 – Qual Parte da Cabeça Controla o Equilíbrio?

Qual Parte da Cabeça Controla o Equilíbrio?

Thiago COLOR

Na vida é importante ter equilíbrio, ou seja, pode haver altos e baixos. Numa hora estamos bem, na outra nem tanto assim. E isso é ótimo, pois só dessa maneira o ser humano é estimulado para crescer, se transformar e claro: reconhecer seus erros, além dos acertos. Bem, falando do nosso organismo isso não muda de fi gura, pois ele está em constante evolução e mudança. Certo momento estamos com resfriado, depois curados, ou nos cansamos numa aula de dança, mas recuperamos o fôlego após.

Na verdade, se tratando dos órgãos do corpo, dentro da cabeça existem várias estruturas e uma delas é responsável pelo equilíbrio corporal. Essa região é chamada de cerebelo, mais conhecido a partir de nome em latim, com signifi cado de “pequeno cérebro”. Ele se situa na parte de trás do crânio, mais próximo da nuca. Suas principais funções além de obtenção de equilíbrio, são aprendizagem de movimentos efetuados, controle da capacidade e resposta muscular e manutenção da postura.

Para explicar melhor, vale dizer que quando batemos a traseira da cabeça na parede, por exemplo, pode-se afetar o cerebelo, e nos sentimos cambaleando, com o andar torto, não conseguindo fazê-lo direito, descoordenadamente – isso pode durar segundos ou até minutos, dependendo da intensidade. Mais uma curiosidade é quando o volume de ingestão de bebida alcoólica passa dos limites; já viu como uma pessoa caminha com muita dificuldade na postura, coordenação motora e firmeza nos músculos? Então, há interferência do álcool no cerebelo, atrapalhando seu funcionamento.

Acrescenta-se uma parte do cérebro, conhecida como lobo occipital, desempenhando papel de receber estímulos vindos dos olhos, quer dizer, ajuda na formação do sentido da visão. Esse lobo (“gominho”) também se encontra na parte de trás da cabeça, colado no cerebelo. Daí surge a explicação para a falta de orientação de espaço e tempo ao ficarmos bêbados ou pela batida do crânio na parede – os olhos se fecham na hora.

Na prática de exercícios físicos o profissional de Educação Física é capacitado para montar programações que visem melhorar todas essas questões, como no caso de uma pessoa que teve acidente vascular cerebral (AVC), Parkinson, Alzheimer ou simplesmente que deseje corrigir a postura, caminhar melhor e obter mais equilíbrio, pois atividades que envolvam força muscular são também muito indicadas.

ERRATA: na edição de junho “conhecendo nosso cérebro”, eu escrevi que a medula espinhal (por dentro das vértebras) fica no encéfalo, porém o certo seria dizer o cerebelo.

GANHE EQUILÍBRIO SE EXERCITANDO!

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
whatsapp-logo-icone-1 99522.8671 (TIM)
facebook:thiagosoarespersonal
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>