O que muda quando envelhecemos
(Parte 1)
De uma coisa todo mundo já sabe: estamos envelhecendo, de fato! E não é motivo para tristeza, nem mesmo apatia, mas sim para podermos nos desfrutar do que éramos, somos e seremos, afinal, o tempo faz com que o ser humano se torne maduro e um tanto experiente, para saber que o ciclo da vida transforma pensamentos, hábitos, atitudes e principalmente nosso corpo. E para isso, precisamos compreender a constante mudança corporal, observando o que se passa com o organismo e os possíveis problemas que surgem a partir do envelhecimento.
Como curiosidade, na terceira idade o nariz e a orelha tendem a aumentar de tamanho em comparação à juventude, além dos pelos nestas regiões, para ajudar a purificar mais o ar que entra através das narinas, pois os pelinhos servem de proteção contra agentes contaminadores, já que a imunidade nessa faixa etária tende a ser mais baixa. Nos ouvidos, os pelos atuam na melhor vibração do som, possibilitando melhor escuta e compreensão do que se ouve. Ah, outra coisa interessante: na audição, os idosos costumam perder a capacidade de perceber sons agudos, portanto, vale a pena manter uma conversação com um tom mais grave.
Continuando nessa perspectiva, é natural a visão diminuir de potência, ainda mais se influenciada por desordens como diabetes, hipertensão ocular, obesidade, dentre outros – por isso é bom fazer um check-up com seu médico. A hidratação é fundamental para manutenção da boa visão, daí aparece outro fator curioso: uma glândula perto do cérebro chamada hipotálamo, que regula a sede e a fome, também reduz sua capacidade, dando aquela sensação de quase nunca ter vontade de beber água – é crucial o idoso ingerir líquidos mesmo sem sede.
Na parte da alimentação, diminui-se o paladar, proporcionado pela deficiência dos nervos sensitivos e de outra estrutura da cabeça, o tálamo, que reconhece os gostos e filtra esse estímulo, dando saciedade, satisfação e prazer, ou o contrário disso tudo, quando há a carência de sabores distintos. Ocorre também a dificuldade de mastigação e deglutição, o que pode levar à desordens digestivas, pela não deterioração correta dos alimentos.
Essa foi a primeira parte da série: O que muda quando envelhecemos, então aproveite a próxima edição, que vou escrever sobre incontinência urinária, alterações da temperatura corporal, problemas do sono e osteoporose.
Me acompanhe no Facebook: Thiago Soares Personal Trainer. Muito Obrigado!
ENVELHEÇA COM SAÚDE
THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751
Profissional de Educação Física
Leave a Reply