Setembro | 2018 | Ano IX – Edição 111 – O que é Fisioterapia Pélvica? E qual é sua atuação? E o Períneo? Você conhece e sabe qual a sua função?

O que é Fisioterapia Pélvica? E qual é sua atuação? E o Períneo? Você conhece e sabe qual a sua função?

jay

FISIOTERAPIA PÉLVICA é uma especialidade que atua na prevenção e no tratamento conservador, ou seja, tratamento não cirúrgico, relacionado às diferentes disfunções da região pélvica, mais precisamente, relacionado à musculatura que compõe o Assoalho Pélvico, também conhecido como Períneo.

ASSOALHO PÉLVICO OU PERÍNEO é uma estrutura complexa formada por 13 músculos, fáscias e ligamentos que formam uma rede de sustentação. Está localizado entre o osso púbis e o cóccix.

Esse grupo de músculos apresenta como função a sustentação dos órgãos pélvicos como bexiga, reto, órgãos reprodutores femininos, inclusive durante a gestação e evita a ocorrência de prolapsos ou o deslocamento desses órgãos. Responsável pelas funções sexuais e também, o funcionamento dos esfíncteres urinário e anal, mantendo a continência urinária, fecal e de flatos.

Ocorrendo alteração nessa estrutura muscular, o resultado é o aparecimento das disfunções do Assoalho Pélvico, consequentemente podem surgir as incontinências que são as perdas involuntárias de urina ou também de fezes e flatos, os prolapsos de órgãos como bexiga caída ou deslocamento do útero, os intercursos sexuais dolorosos e as disfunções sexuais.

A Fisioterapia Pélvica atende as áreas de Urologia que são as Disfunções Urinárias como incontinências (perda involuntária de urina), as retenções (dificuldade de liberar a urina), a bexiga hiperativa (vontade de urinar o tempo todo) e no pós-operatório da próstata. Na Coloproctologia atua no tratamento da incontinência tanto fecal quanto de flatos (perda involuntária de fezes e gazes), na constipação (prisão de ventre) e no anismo (contração paradoxal do ânus), na Ginecologia trata as dores pélvicas, a Dispareunia (diversos tipos de dor na região da pelve) ou dores na relação sexual. Também atua na área da Sexologia tratando as disfunções sexuais femininas e masculinas.

O trabalho da Fisioterapia Pélvica é considerado tratamento de primeira linha para as disfunções da área pélvica, tendo em vista a possibilidade de um trabalho preventivo, considerado de baixo custo comparado à utilização de fraldas, gastos hospitalares e com medicamentos e principalmente pela eficácia dos resultados.

Drª. Jacyara Peruzzi
Fisioterapia Pélvica e Obstétrica
Rua Dias da Cruz, 421 Sl 504 – Méier
E-mail: jacyperuzzi@gmail.com
Tel.: 21 99393-7913

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>