Setembro | 2018 | Ano IX – Edição 111 – O que é a Apraxia de Fala na Infância?

O que é a Apraxia de Fala na Infância?

Fono

A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um distúrbio neurológico motor da fala na infância, no qual a precisão e a consistência dos movimentos articulatórios estão prejudicados. Quando NÃO há déficits neuromusculares que justifiquem uma dificuldade no planejamento motor e/ou que justifiquem uma dificuldade para combinar e sequenciar sons da fala é possível que a criança tenha AFI.

Apraxia não é apenas um atraso na fala, pelo contrário, é um distúrbio motor (neurológico-funcional) para produzir os sons da fala, no qual, os parâmetros espaço-temporais dos movimentos da fala estão comprometidos. É um distúrbio instável, dinâmico e que pode persistir até a idade adulta (American Speech-Language-Hearing Association, 2007).

Quais são os sinais? O que uma criança pode apresentar?

• Apresenta ininteligibilidade da fala.

Seu repertório linguístico é reduzido e constituído de múltiplos erros sonoros da fala.

• A criança com Apraxia, geralmente compreende bem o que falamos, mas não consegue se expressar bem. Ela sabe o que quer dizer, mas o cérebro falha ao planejar a sequência de movimentos para produzir os sons que formam as palavras. Existe uma discrepância entre a compreensão e expressão.

• A criança com Apraxia também pode ter dificuldades emocionais: os pais percebem que a criança tenta falar, mas não consegue e isso pode causar frustração, baixa autoestima. Algumas crianças ficam agressivas e irritadas.

Quais são as causas?

Apraxia de Fala na Infância pode ser adquirida ou idiopática. É adquirida quando existe uma causa definida e ocorre após uma lesão em áreas relacionadas ao processamento motor da fala no cérebro. Mas, na maioria dos casos, a Apraxia de Fala é idiopática, ou seja, não existe uma causa específica, definida.

Como ajudar?

Caso desconfie que a criança possa ter Apraxia de Fala na Infância procure ajuda de um Fonoaudiólogo especializado, pois ele é o profissional indicado para dar este diagnóstico. A terapia fonoaudiológica individual, frequente, intensiva e adequadamente planejada dará à criança a oportunidade de praticar o planejamento, a programação e a produção adequada dos movimentos da fala. Quer saber mais sobre a Apraxia de fala na infância? Agende uma avaliação.

Fonoudiologia
Linguagens Distúrbios Neurológicos Neuroeducação
Rua Hermengarda 60 Sl. 604 – Méier
E-mail: lailarvb@gmail.com
Tel.: 2599-3301 / 98519-1910

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>