Setembro | 2018 | Ano IX – Edição 111 – Edema de córnea

Edema de córnea

olho

O edema de córnea é uma condição onde ocorre o inchaço deste órgão. A córnea está situada na frente do olho e tem a forma de uma tampinha de relógio transparente. Algumas doenças podem afetar a córnea e comprometer a sua transparência.

É através da córnea o primeiro contato que a luz tem com os nossos olhos. Por isso, ela deve ser sempre transparente. A córnea tem basicamente de cinco a seis camadas. A parte mais interna da córnea, que fica voltada para dentro do olho, é coberta por uma única camada de células. Esta camada única é chamada de endotélio.

O endotélio corneano tem como função principal, manter a córnea sempre transparente. Ele retira o líquido em excesso dela e joga para dentro do olho. Em contato com o endotélio, por dentro do olho, está o humor aquoso. O humor aquoso banha a córnea na sua face interna. A pressão intraocular acaba inchando a córnea. Quando o endotélio é saudável ele consegue puxar o líquido para dentro do olho novamente.

Quando o endotélio é doente ou a quantidade de células é pouca, o líquido não consegue voltar para dentro do olho, fica na córnea e por isso a córnea incha. Isso é chamado de edema de córnea. Algumas doenças facilitam essa condição, como a doença de fuchs.

Outras pessoas têm naturalmente a população do endotélio baixa e quando o olho é submetido a algum procedimento cirúrgico, como a cirurgia de catarata, isso pode descompensar o endotélio fazendo também com que a córnea fique inchada.

O tratamento então é realizado inicialmente com colírios e às vezes há a necessidade de medicação oral. Contudo nem sempre existe boa resposta com os remédios. Na maioria dos casos de inchaço permanece e a melhor forma de tratar é através do transplante de córnea.

Existem alguns métodos que podem prorrogar o transplante. O paciente com edema de córnea pode usar uma lente de contato, que tem o objetivo de proteger a córnea, mas este método só melhora os sintomas e a lente de contado deve ser trocada.

Porém, nos casos mais graves, o transplante de córnea pode ser a melhor solução. Evite surpresas e faça uma consulta regular ao oftalmologista.

Dr. Andrew Alves Marinho

Oftalmologia
CRM: 52 97566-4

ESPECIALIDADES: Clinica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia, Mastologia, Proctologia, Cardiologia, Cirurgia Vascular e Angiologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psicologia, Neurologia, Neurocirurgia, Oftalmologia.

CuidarVC
Tel.: 3627.4450
www.cuidar.vc
facebook.com/ClinicaCuidarvc
Rua Medina, 127, salas 102/103 – Méier

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>