Programa Atenção ao Idoso
Dando continuidade ao Programa Atenção ao Idoso, oferecido pelo Hospital Pasteur, através do ciclo de palestras gratuitas para a comunidade do Méier e Grande Méier, no dia dois de setembro o encontro foi com o Dr. Thiago Bicalho, geriatra do hospital. O tema foi “Insônia e Incontinência Urinária”.
Dr. Thiago dividiu a palestra em duas etapas. Na primeira abordou um problema que acomete cerca de 50% das pessoas com mais de 65 anos: a insônia. Na segunda etapa a incontinência urinária, que acomete cerca de 10 milhões de brasileiros de todas as faixas etárias, sendo duas vezes mais comum em mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Embora as palestras sejam sobre doenças Dr. Thiago sempre aborda os temas de forma leve, divertida, com caráter informativo e com assídua participação da plateia.
O palestrante relatou que quando não dormimos bem, nos sentimos cansados, lentos e com dificuldade de concentração etc. A insônia é considerada a dificuldade de iniciar ou manter o sono. “Nos idosos a apresentação da insônia é muito mais complexa, pois normalmente tem associação com fatores clínicos como: agitação, inquietude, depressão, incontinência urinária, dores crônicas, refluxo gastro-esofágico, entre outros. Pacientes com insônia tendem a fazer uso indiscriminado de medicações conhecidas como “tarjas pretas” (benzodiazepínicos). Essas medicações, quando usadas cronicamente, levam à tolerância e à dependência, aumentando o risco de quedas, porque diminuem a coordenação motora, levando ao comprometimento da função mental, além de não conseguirem resolver o problema de insônia em longo prazo”, explicou Dr. Bicalho.
Orientou ainda inúmeras ações reconhecidas na área de saúde como higiene do sono. “Adotar horário regular para deitar e levantar mesmo nos fins de semana, evitar cochilos prolongados à tarde, cuidados com o ambiente do sono, o quarto deve estar preparado para dormir, eliminar ruídos, realizar refeições mais leves antes de deitar, não ler ou ver TV na cama, o quarto não deve ser utilizado para trabalhar, estudar ou comer”, discursou. Dr. Bicalho relatou que a incontinência urinária causa impacto direto na qualidade de vida das pessoas, constrangimento social, mau cheiro etc. Além disso, predispõe a dermatoses genitais, úlceras de pressão, infecções do trato urinário, quedas e fraturas ocorridas no caminho para o banheiro. Muitas vezes é considerada, equivocadamente, pela família como parte natural do envelhecimento.
“A incontinência urinária é definida como a condição na qual há perda involuntária de urina, é um problema social ou higiênico e é objetivamente constatada. Pode ser classificada em três tipos: urge-incontinência, incontinência urinária relacionada ao esvaziamento vesical inadequado e a incontinência urinária de esforço”, orientou Dr. Thiago. Para concluir, o geriatra lembrou a todos que no dia Primeiro de Outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 1982, a ONU elaborou, em Viena, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Na assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.
Ao final Dr. Thiago Bicalho convidou a todos para um cafezinho e anunciou a data da próxima palestra, no dia 21 de outubro, às 10h, no auditório do Hospital Pasteur, que terá como tema “Lembrando do Alzheimer”. O Hospital Pasteur fica na Av. Amaro Cavalcanti, 495 – Méier. Inscrições e informações pelo telefone: 2104-4400.
Por: Solange Diniz
Foto: Madalena Angelo
Leave a Reply