Setembro | 2017 | Ano VIII – Edição 99 – Nutrientes importantes para evitar e tratar o Diabetes e a Resistência insulínica

Nutrientes importantes para evitar e tratar o Diabetes e a Resistência insulínica

nutricionista lucimar

 

proscratinação

A Insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas, responsável em conduzir o açúcar (carboidrato) dos alimentos para dentro da célula. O Diabetes tipo II é uma desordem no metabolismo dos carboidratos causada por diminuição da produção de insulina pelo pâncreas ou incapacidade da insulina de exercer sua função adequadamente.

Para melhorarmos a função da insulina no metabolismo de carboidratos precisamos de alguns nutrientes auxiliadores, entre eles: magnésio, vitaminas do complexo B, zinco, vitamina C, vitamina E e cromo. Cada uma delas exerce um papel importantíssimo para esse processo ser perfeito.

· O magnésio melhora o comportamento dos receptores de insulina melhorando o transporte de glicose para dentro da célula. Fontes: oleaginosas, cereais integrais e sementes.

· O zinco protege as células B (responsáveis pela fabricação de insulina no pâncreas) da destruição. Fontes: carnes vermelhas, sementes e oleaginosas.

· A vitamina C melhora a sensibilidade da insulina e é um importante antioxidante. Fontes: caju, manga, goiaba, acerola, pimentão, salsa, verduras escuras.

· A vitamina B6 atua em parceria com o magnésio. Fontes: cereais, banana, sementes e oleaginosas.

· A vitamina E mantêm o magnésio dentro da célula. Fontes: oleaginosas e sementes (como girassol, linhaça etc).

· O cromo aumenta a potencialização dos receptores de insulina, ou seja, melhora a resistência insulínica. Apesar de ser um mineral às vezes esquecido na alimentação, é um notável personagem quando falamos em eficiência da insulina no transporte de energia (glicose) para nossas células, tornando-se essencial para a manutenção da glicose sanguínea. Fontes: açaí, morango, banana, aveia, carnes, oleaginosas, cereais integrais e levedo de cerveja.

Não existe um único alimento responsável por solucionar todos os problemas nutricionais, mas sim um conjunto de hábitos alimentares saudáveis. Introduza todos os nutrientes necessários em sua alimentação para que seu metabolismo funcione em absoluta harmonia.

Consultório: R. Manoela Barbosa, 43 Sl. 405 – Méier

Nutrição Clínica Funcional: Lucimar Nascimento

Tel.: 96620.3351

Terapia Cognitiva Comportamental: Vânia Muzitano

Tel.: 97163.9671

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>