Setembro | 2015 | Ano VI – Viva Bem : Edição 75 – Ser diferente é ser humano


FotoColunista_ThiagoSoaresVivaBemSer diferente é ser humano

Dentre todos os seres existentes no mundo, um é considerado especial: o ser humano , que cresce, amadurece e envelhece diferentemente da maioria. Não existe um padrão único de comportamento, muito menos de aparência. As pessoas não são iguais e, por isso, um entendimento sobre as diferenças torna-se necessário. O amor ao próximo é um ótimo gesto para haver um melhor convívio social, e também relevante a quem já possui algumas características diferentes do dito habitual.

Diversas desordens, como: síndrome de Asperger, autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, doença de Alzheimer e Parkinson, tiques nervosos, depressão e ansiedade são encontradas. Dessa forma, não somente o amor ao próximo é importante, como também o respeito. O sentimento de aceitação a um grupo é algo definitivamente essencial, pois a interação social aumenta, assim como a relação pessoal entre os membros da família.

Observa-se uma grande dificuldade na sociedade em geral de entender o funcionamento da mente e do corpo, ou seja, ao deparar-se com um indivíduo com desordem mental ou motor, as pessoas não sabem como se comportar diante de tal situação, se afastando e não aproveitando o momento para conversar ou trocar experiências. Todo mundo precisa de um sentimento de pertencimento social. Isso possibilita um contato maior com o mundo, e assim o processo de melhora da doença pode melhorar.

Dependendo da desordem, a pessoa necessita de um médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e cuidador. Entretanto, ressalto também a importância da atuação do professor de educação física, que propicia exercício que liberam diversos hormônios importantes no tratamento, além de estimular movimentos que aumentam a consciência corporal. É fornecido também o resgate da autoestima e da alegria, pelo trabalho aliado com a música, danças, brincadeiras, jogos, assim como a interação professor-aluno, quesito crucial no tratamento.

Thiago Soares – Educador físico – CREF 025751

Especialista em psicossomática contemporânea
Personal Trainner de idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
Criador do método Ginástica KIDS®
Tel.: 99522-8671 | E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com | Facebook: Viva Bem

1 comment to Setembro | 2015 | Ano VI – Viva Bem : Edição 75 – Ser diferente é ser humano

  • rosana mello

    Achei muito interessante esta matéria. As pessoas “diferentes” necessitam do nosso carinho, nossa atenção. O convívio com eles nos torna um ser humano melhor e ao mesmo tempo mudamos a nossa maneira de pensar, viver . Estamos em um mundo de transição onde as pessoas começam a despertar para a ajuda ao próximo. Profissionais que podem contribuir com os seus conhecimentos serão sempre bem-vindos!!!!

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>