Setembro | 2014 Ano V – Edição 63 – Maria Cristina: O que vem a ser uma Avaliação Neuropsicológica

FotoColunista_MariaCristinaA Neuropsicologia é um campo novo do conhecimento, o qual vai determinar as relações existentes entre dois lados, o funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC) e as funções cognitivas (percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas). As funções executivas referem-se à capacidade do sujeito de engajar-se em comportamentos orientados a objetivos, ou seja, a realização de ações voluntárias, auto-organizadas e orientadas para metas específicas. Tanto nas condições normais quanto nas patológicas.

O neuropsicólogo tem uma grande aplicação na área clínica, geralmente de natureza multidisciplinar. Tem atuação, na avaliação neuropsicológica (testagens) e no tratamento (reabilitação neuropsicológica) nas disfunções do SNC, como por exemplo, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade; dislexia; esquizofrenia. Também em disfunções adquiridas ao longo da vida, como AVC (acidente vascular cerebral); traumatismo crânio-encefálico; demências etc.

Na avaliação neuropsicológica, a pessoa (criança ou adolescente; adulto e idoso), passa por uma bateria de testes específicos, que somente um psicólogo com especialização em Neuropsicologia pode aplicar, quando indicado por neurologista ou psiquiatra, para fechar o diagnóstico.

Todo o processo de avaliação pode levar até dez dias, dependendo do paciente e do problema em questão.

 

Maria Cristina A. M. de Paula Neuropsicóloga • Psicóloga Clinica Orientação Vocacional

Rua Hermengarda, 20 sl. 409 – Méier Tels.: 3276.4032 | 99954.1912 Email: macrispsi@hotmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>