Setembro | 2014 Ano V – Edição 63 – Criança 24h: Zoonoses

JornalNovidades_Set2014_Criança24hZoonoses são as doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais e seres humanos, segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Preocupada com o predomínio dessas doenças entre a população mundial, há muitas décadas a própria OMS criou setores específicos de combate às zoonoses, com divulgação entre os serviços de saúde para as medidas de prevenção e controle dessas patologias.

Classificadas sob vários critérios sejam eles vinculados ao sentido de sua transmissão, aos ciclos de manutenção do agente causador da enfermidade  ou segundo o elo principal da cadeia de transmissão que deverá ser prevenida, as zoonoses compreendem nomes geralmente conhecidos pela população em geral. Entre elas a Raiva Humana, Febre Maculosa, Doença de Chagas, Toxoplasmose, Infestações por pulgas ou carrapatos, Sarna e Parasitoses entre muitas outras.

Os sintomas que envolvem as zoonoses  obviamente irão variar de acordo com a patologia que estamos lidando, por isso, a importância em buscar apoio médico quando nos mostramos doentes ou temos algum parente enfermo. Certamente o profissional saberá nos orientar quanto aos exames pertinentes à investigação de cada caso, além de passar orientações preventivas fundamentais para mantermos uma vida saudável e livre das zoonoses, tais como a higiene pessoal e, sobretudo das mãos, os cuidados com os alimentos que ingerimos e os limites que devem ser criados para o convívio seguro com animais domésticos.

Nesse universo de atenção, as crianças merecem especial cuidado por dependerem de seus responsáveis para promoverem essas ações preventivas.

No cenário infantil, uma das afecções muito habituais e que a maioria das mães já se deparou é a tão temida pediculose, propiciada pela infestação de piolhos. Para esse quadro, além das medidas mecânicas difundidas familiarmente há muitas décadas, como a lavagem dos cabelos com produtos específicos e o uso de pente fino na escovação dos cabelos, já há alguns anos existem medicações específicas que necessitam prescrição e orientações médicas para seu uso visando otimizar o tratamento e evitar intoxicações.

Outras zoonoses que merecem destaque são as parasitoses intestinais, conhecidas também como verminoses, algumas até chamadas popularmente de “lumbrigas” ou “bichas”, que ocasionam muitas queixas nos portadores, desde sintomas leves até os mais graves. Para o diagnóstico adequado o paciente deve ser submetido aos exames clínico e laboratoriais a fim de identificar o agente causador e traçar o melhor tratamento.

Por isso, ir ao médico é sempre um passo fundamental para saber como lidar adequadamente com a prevenção e combate às zoonoses

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>