Outubro | 2014 Ano V – Edição 64 – Colégio Metropolitano: Aprender a pensar faz parte da mudança e da conquista do conhecimento

FotoColunista_ColégioMetropEstamos, a todo momento, ouvindo e dizendo: o mundo mudou. Mas seria mais pertinente se falássemos que a sociedade mudou, ou melhor, está em constante mudança. A diferença é a velocidade com que hoje se percebe a mudança e isso se dá graças à tecnologia.

Se a sociedade muda, criam-se novas demandas para seus diversos setores. Vamos comentar apenas um desses – o educacional.

A escola é um dos mais tradicionais setores da sociedade e nunca foi tão solicitado a se rever diante dessas mudanças. A escola trabalha com alunos, pessoas em formação intelectual, social, cultural e tantas outras construídas dia a dia. Essa formação fica cada vez mais por conta da escola. Logo, essa instituição precisa se atualizar, se arejar para integrar o novo ao que possui de consolidado e importante para a formação de seus alunos. Daí a importância da revisão e atualização da Proposta Pedagógica.

A Proposta Pedagógica de uma escola registra a fundamentação pedagógica, ou seja, as estratégias e as ações que serão desenvolvidas para o alcance de seus objetivos, entre eles, o de formar pessoas felizes e preparadas para os desafios da vida.

Dessa forma, baseando-se em estudo e atualizações, a escola guia, por exemplo, seus alunos pelo universo de informações que nos chegam a todo instante em quantidades incontáveis pela internet e outras mídias, não mais somente pelos professores e livros como em outros tempos. E não é apenas com essas informações que temos que lidar, mas também com o conhecimento que hoje está vinculado às diversas áreas de conhecimento.

Portanto, o grande passo é aprender a pensar e ensinar a pensar. Em resumo, é preciso que a escola saiba utilizar as informações que até bem pouco tempo chamávamos de conteúdo, para analisar, agrupar, comparar e validar. E ajudar o aluno a fazer o mesmo. Afinal, essas informações trabalhadas de forma interdisciplinar são elementos para a construção do conhecimento dos diversos saberes.

Não à toa os pilares pedagógicos da UNESCO são aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a transformar.

A aquisição de conhecimento pelo indivíduo cumpre sua função quando é aplicado e socializado.

Parece tudo tão simples quando assim apresentado, mas a comunidade educativa não é formada apenas por alunos. Há também outros personagens que ajudam a construir o conhecimento dos alunos, como os professores e a família, que precisam se harmonizar e se preparar também para o “novo”. Esse “novo” são demandas da sociedade em transformação e as constantes novidades tecnológicas.

 

FotoColunista_SolangeColégioMetropProfª Solange Vicente

Diretora do Colégio Metropolitano

Tel.: 3296.9200 | E-mail: secretaria@metropolitano.g12.br

Rua Lopes da Cruz, 72 – Méier

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>