SETEMBRO | 2012 Ano III – Edição 39 – Editorial – Senado toma decisão histórica em defesa do Jornalismo

Campanha em Defesa da Profissão de Jornalista

Campanha em Defesa da Profissão de Jornalista

Solange Diniz

“Prefiro um país sem governo, a um país sem jornais” – Thomas Jefferson

 

Com a proximidade das eleições e com o julgamento do “mensalão”, vale a pena refletirmos sobre a frase de Thomas Jefferson. Refletirmos sobre a importância da imprensa, do professional jornalista, para um país democrático.

Infelizmente, o diploma de jornalista foi derrubado da nossa legislação profissional por decisão do STF, em 17 de junho de 2009, que permitiu que qualquer cidadão, sem qualquer formação, possa exercer esta profissão de grande responsabilidade social. A decisão da maior corte de Justiça Brasileira representou um retrocesso, não somente para a categoria dos jornalistas, mas para toda a sociedade, que perde com a desqualificação do Jornalismo.

A qualificação deste profissional, que tem a missão de estar, onde os demais cidadãos não podem estar, para de lá extraírem e divulgarem as informações socialmente relevantes, é de extrema importância. E, muitas vezes correndo riscos de vida – os dados sobre assassinatos, perseguições, agressões e ameaças a jornalistas em todo o mundo são alarmantes.

De 2009 para cá foram inúmerosos manifestos da categoria para restabelecimento do diploma. O dia 17 passou a ser o Dia Nacional de Luta da categoria. Em 2011, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por 24 votos contra um a exigência do diploma de Jornalismo para a ocupação de cargos públicos.

No último sete de agosto, 60 senadores votaram a favor e apenas quatro foram contrários, aprovando em 2º turno a PEC 33/09, que restabelece a exigência do diploma de curso superior em Jornalismo como condição para o exercício profissional.

Com novo número (206/2012) a PEC dos Jornalistas já chegou à Câmara dos Deputados e foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça(CCJ). Mais do que uma demanda corporativa de uma categoria, é um apelo para reparar a sociedade seu direito à informação com qualidade, que passa, necessariamente, pela qualificação do Jornalismo.

Fonte: Fenaj

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>