Setembro |2016| ano VII edição 87 – Por que buscar Psicoterapia?

Por que buscar Psicoterapia?

13Ainda hoje, apesar dos avanços no conhecimento da Psicologia enquanto ciência, é muito comum a presença de certos estereótipos sobre a terapia. Alguns acham que é coisa para “maluco”, outros acham que é desperdício de dinheiro e que qualquer amigo íntimo resolve os problemas e ainda por cima sem custos adicionais. Essas distorções acabam por dificultar o início de um percurso que pode ser esclarecedor e ajudar o sujeito em seu processo de desenvolvimento e crescimento pessoal.

A Psicoterapia está disponível para qualquer pessoa que apresente dificuldades em lidar com situações cotidianas e que esteja prejudicando a sua qualidade de vida. Exemplos não faltam: casais em dificuldades no relacionamento; pais que não conseguem se relacionar de forma saudável com os fi lhos; pessoas que têm medo de se apresentar em público; pessoas que apresentam transtorno depressivo, enfim uma ampla variedade de situações que podem ser acompanhadas na terapia.

E o que faz um psicólogo?

No consultório muitos pacientes me fazem esta pergunta e respondo o que o psicólogo não faz. O psicólogo não dá conselhos, nem faz julgamentos de certo ou errado. Também não faz previsões, nem advinha nada ou tira coelhos da cartola. Assim como não prescreve medicamentos, no máximo um encaminhamento para o psiquiatra caso seja necessário. O psicólogo, cujo conhecimento técnico-científico é utilizado para auxiliar o paciente em sua mudança de atitude e de perspectivas mais saudáveis, funciona como um facilitador do processo de autoconhecimento do sujeito para que ele tenha protagonismo em suas decisões.

Em meu percurso na clínica, quando recebo um paciente procuro ser sensível às suas questões e acolher as dores e
difi culdades que ele sente, respeitando seus limites e o tempo necessário de cada um. Esse aspecto é essencial, pois alguns pacientes entram na terapia e pedem previsões do tempo deduração. Isso não é possível, uma vez que o tempo é subjetivo para cada um. A participação e cooperação do cliente no processo terapêutico é fundamental, pois o psicólogo não poderá ajudar caso o cliente não trabalhe em conjunto.

A Psicoterapia é uma jornada que pode levar a diversos caminhos com suas dores e alegrias. Porém, é um investimento que a pessoa faz para cuidar de si mesma e o resultado final, às vezes pode ser surpreendente.

PSICOLOGIA CLINICA
Bruna Dionísio Manoel
Terapeuta Cognitiva Comportamental
CRP: 05/42604

Rua Lucídio Lago, 96 – SI 505 – Méier
Rua Conde do Bomfim, 310 – Cobertura 01 – Tijuca
TEl: 21 96904-1589 / 96752-9941
www.brunamanoel.com
E-mail: psicologiabruna24@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>