Outubro/Novembro | 2020 | Ano XI – Edição 133 – SOLIDARIEDADE

Solange Diniz

Solange Diniz

SOLIDARIEDADE

O ano está chegando ao fim. E, 2020 foi um ano difícil para todo mundo. A pandemia trouxe muitas histórias tristes para muitas famílias. Minha amiga, que mora nos Estados Unidos, perdeu o pai durante a pandemia e não pôde vir para se despedir dele, porque os aeroportos estavam fechados; mais de 160 mil famílias enlutadas vítimas da Covid-19; idosos isolados e consequentemente com depressão; muitos perderam seus empregos; empresas fecharam, passamos nossos aniversários sozinhos ou comemoramos virtualmente.

Foi um ano de crise. Mas, a crise nos faz refletir, nos traz sempre algum aprendizado, para sairmos dela renovados e mais fortes. Alguns podem ter refletido que a nossa vida pode ser muito frágil. Basta um vírus, invisível, para levar nossos entes queridos. Então, para 2021 vale a pena cuidar mais da saúde. Outros sensibilizaram-se com os menos favorecidos, que ficaram sem renda e dependeram de doações e sairão dessa pandemia mais humanos e mais solidários.

Assim, todos nós sairemos modificados dessa pandemia. Mas, é importante frisar que a pandemia ainda não acabou. Só estaremos mais seguros quando tivermos uma vacina. E, a vacina parece ser a maior expectativa de todo o mundo para 2021. Por isso, devemos continuar usando máscara, lavar sempre as mãos ou usar álcool 70, higienizar as compras dos mercado e não relaxar com a prevenção.

Nossas comemorações de Natal e Ano Novo também serão diferentes. Muitos idosos e pessoas com comorbidades ficarão sozinhos nas noites de Natal e Reveillon, ainda em isolamento. Vamos lembrar desses idosos e preparar alguma surpresa para eles ou mesmo dar um telefonema na noite de Natal?

Vamos ser mais solidários neste Natal? Vamos pensar mais em solidariedade que nas compras de presentes? Que tal separar as roupas, sapatos etc, que não usamos mais para doação? A pandemia escancarou as diferenças sociais. Precisamos mais do que nunca ajudar o próximo.

Esperamos que 2021 venha com a notícia de uma vacina eficaz contra a Covid-19, para que todos possamos nos encontrar e matar a saudade dos amigos e da família. Desejo um final de ano de muita saúde para todos.

Solange Diniz é Jornalista, escritora e poetisa.
Autora do Livro ‘‘Palavras do Coração’’,
obra que deu origem ao espetáculo de teatro ‘‘Desalinhos do Amor’’.
Membro de Academias de letras e Artes do Brasil e do Exterior

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>