Outubro | 2017 | Ano VIII – Edição 100 – Outubro Rosa

Outubro Rosa

images

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa estimular a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas à doença.

No mês de outubro todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame de mamografia. Se você não está nesta faixa etária informe suas amigas, familiares e conhecidas para conscientizá-las para essa prática simples, mas que pode salvar vidas.

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama são fundamentais para a recuperação e saúde das mulheres. O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno desta causa.

A iluminação em rosa assumiu um importante papel de comunicação e leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. No Brasil, o exame de mamografia pode ser realizado gratuitamente pelo SUS.

A lei garante este direito às mulheres acima de 40 anos. O câncer de mama é uma doença grave, mas pode ser curada, principalmente com diagnóstico precoce. O tempo pode ser o grande aliado das mulheres na luta contra a doença. Então, não perca tempo.

Faça o autoexame das mamas. Previna-se!

O jornal Novidades também apoia esta tão importante causa da saúde feminina e no mês de outubro o nosso jornal Novidades tem logomarca rosa! #OutubroRosa

Solange Diniz é Jornalista, escritora e poetisa.
Autora do Livro ‘‘Palavras do Coração’’, obra que deu origem 
ao espetáculo de teatro ‘‘Desalinhos do Amor’’.
Membro de Academias de letras e Artes do Brasil e do Exterior

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>