Outubro | 2015 Ano VI – Edição 76 – Viva Bem: A Influência dos Jogos Virtuais na Saúde e no Aprendizado


A Influência dos Jogos Virtuais na Saúde e no Aprendizadomarketing-digital

Hoje em dia, o mundo tecnológico evoluiu de certa forma que não conseguimos mais imaginar, nem prever o que o futuro nos preserva. Falo de um futuro próximo, como daqui a um ano, por exemplo. A todo momento lançam novos aparelhos de celular (smartphone), tabletes, notbooks, videogames e até relógios com câmera de filmagem interna!

Por isso, pergunta-se se essa nova geração – a dos já nascidos mergulhados na informática – sabem dos malefícios do uso continuo da tecnologia. E ainda mais, quais os benefícios dela para o aprendizado?

Podemos ver em várias circunstâncias do dia a dia, pessoas usando recursos eletrônicos para ler matérias interessantes, acessar as redes sociais, obter amizade, pesquisar algo no Google, e em larga escala: jogando “games”, sempre que possível. Profissionais da área de saúde e educação alertam sobre o impacto do vídeo game e aplicativos de jogos, principalmente quando um limite fisiológico é ultrapassado.

Pode-se afirmar que a permanência na posição sentada muitas vezes adotada pelos praticantes  conduz a uma má postura, levando a problemas como tendinite (inflamação no tendão) artrite (inflamação nas articulações), dores nas costas e outras regiões do corpo, além de desordens circulatórias como as varizes. No aspecto neurológico, estresse e no pior dos casos, a dependência, ou seja, o indivíduo se torna viciado, não se vendo mais longe de tal “prazer” virtual.

Apesar disso, há sempre uma luz no fim túnel, final existe uma forma muito positiva   de utilizar o jogo, como aprimoramento de idiomas – jogando em inglês ou espanhol -, trabalho de coordenação motora fina (pela utilização dos dedos), estratégia (resolvendo dilemas e passando de fases) atenção, memória, vivencia de derrota e vitória, interação social, além de habilidade e conhecimento digitais, excelente para o mercado de trabalho.

Procure estabelecer um horário para aproveitar os “games”. Seja saudável, estimulando seu organismo de variadas formas. Leia um livro, pratique esportes e saia de vez em quando: é bom também! Conecte-se com outras coisas da vida, assim, poderá entrar na sua rotina o acesso aos jogos e demais tecnologias.

Thiago Soares – Educador físico – CREF 025751

Especialista em psicossomática contemporânea
Personal Trainner de idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
Criador do método Ginástica KIDS®
Tel.: 99522-8671 | E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com | Facebook: Viva Bem

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>