Outubro | 2014 Ano V – Edição 64 – Espaço Sabor e Arte: Tapioca

JornalNovidades_Set2014_EspaçoSaboreArteA tapioca, também conhecida como beiju, é o nome de uma iguaria típica da Culinária Brasileira, originária das Regiões Norte e Nordeste. É feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca ou polvilho doce.

Ela tem como principal nutriente o carboidrato (amido), tem baixo teor de proteínas e de fibras. É considerada um alimento saudável, leve, tem fácil digestão e pode ser feita com diversos recheios. Uma porção de 50 gramas tem cerca de 70 calorias, 14 gramas de carboidrato e 1,6 gramas de proteína. Contém vitamina B1, B6, B9, cálcio, ferro, teor de sódio baixo. Como não tem glúten, pode ser consumida por pessoas portadoras de doença celíaca.

Alguns motivos para incluir a Tapioca na sua Alimentação Diária:

– Praticidade – Basta apenas hidratar o polvilho e a massa, quando aquecida, já está pronta.

– Substitui o pão – Fonte de carboidratos, ela pode ser uma aliada no café da manhã em substituição ao pão. Basta escolher o recheio mais adequado ao seu plano alimentar e necessidades nutricionais.

– Versatilidade – Permite diversos tipos de recheios e sabores. É possível transformá-la em panquecas e até em pizzas.

– Baixo teor de sódio – Tem menos teor de sódio do que alimentos industrializados, como pães, biscoitos.

– Livre de gorduras e açúcar – Preparação feita a partir de farinha e água, não possuindo açúcar e nem gorduras.

–  Opção para atletas podendo ser uma refeição pré-treino e pós-treino. Por ter fácil digestão, fornece energias mais rapidamente para o corpo, ideal durante a prática do exercício físico. E também funciona como rápida reposição de energia no pós-treino.

 

Tapioca de Legumes ao Curry

Ingredientes:

Goma de Tapioca

1 pedaço de abóbora

Azeite

Folhas de Manjericão

Alho picado

1 colher de chá de Curry Indiano

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe a abóbora, amasse e reserve. Em uma panela coloque o alho para dourar com azeite. Acrescente o manjericão fresco e refogue. Junte a abóbora e o curry e deixe refogar. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto.

Em uma frigideira anti aderente coloque a goma da Tapioca até cobrir o fundo. Deixe a Tapioca formar um disco uniforme,  coloque uma colher de sopa do recheio, dobre e sirva quente.

 

JornalNovidades_Set2014_EspaçoSaboreArte_AgendaOut

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>