ORTODONTIA

Preciso de uma Prótese. E agora?

Drª Ana Cláudia Coutinho Évora

ara quem pensa que ter o sorriso perfeito é privilégio de quem tem todos os dentes, estou aqui para esclarecer que seu sorriso pode ser renovado com dentes fixos e de forma bonita e natural. Cada pessoa possui dentes com combinações únicas de cor, textura e relevo, verdadeiras impressões digitais, e essas características devem ser adaptadas aos traços faciais para que o sorriso seja verdadeiramente devolvido.
Ninguém precisa perceber que você usa uma prótese e estas atualmente são verdadeiras reabilitações para a estética natural e função mastigatória, devolvendo a autoestima e a saúde. Nem todo sorriso perfeito é lente de contato.
PRÓTESES REMOVÍVEIS/DENTADURA
Pessoas que usam esse tipo de prótese sabem como é difícil falar, sorrir, comer, além do desafio diário pelas restrições sociais e na alimentação. Esses problemas tendem a aumentar com o passar dos anos, ocasionando baixa autoestima e problemas de saúde associados à nutrição inadequada. Porém, não deixa de ser uma solução e o fato de ser removível, possibilita uma fácil higiene pelo usuário. Esse tipo de prótese pede uma revisão periódica pelo dentista, pois em algum momento será necessária sua troca. Em alguns casos, optamos por próteses em materiais mais flexíveis com objetivo de diminuir o desconforto dos nossos pacientes.

PRÓTESE PROTOCOLO
Essa prótese nada mais é que uma dentadura fixa, com o céu da boca livre. É composta por todos os dentes presos em uma estrutura única, parafusada em 4 a 6 implantes já instalados. Apresenta vantagens de melhor eficiência mastigatória, fácil adaptação, durabilidade, estética, menos dores e incômodos na gengiva e fácil higienização. Essa prótese oferece melhor degustação dos alimentos e facilita a digestão, pois serão triturados de forma correta, evitando doenças gástricas.
Você poderá falar, mastigar com total segurança, sorrir e até beijar sem que ninguém perceba que é uma prótese.
Em muitos casos, conseguimos instalar a prótese definitiva na mesma semana que instalamos os implantes, o que chamamos de carga imediata. Durante esse procedimento podemos optar pela sedação com médico anestesista, propiciando mais conforto e tranquilidade aos nossos pacientes.

PRÓTESE OVERDENTURE – A DENTADURA PRESA POR IMPLANTES
É uma alternativa mais simples e eficiente para substituir as dentaduras e próteses tipo “roach”, além de um custo bem mais reduzido que a prótese protocolo. Com poucos implantes instalados, ela elimina os pro-blemas da falta de estabilidade para falar e se alimentar, assim como as dores e machucados na gengiva. Outro aspecto é a possibilidade de remoção pelo próprio paciente, o que em alguns já em idade avançada, representa certa vantagem.
O importante é acharmos o ideal entre as necessidades de cada um e os custos envolvidos no tratamento, buscando melhores resultados.

Drª Ana Cláudia Coutinho Évora
CRO/rj 21051
Especialista em Reabilitação Ora

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>