Novembro | 2017 | Ano VIII – Edição 101 – Ganhe Saúde Através do Pilates

Ganhe Saúde Através do Pilates

Ways-to-Develop-an-Active-Lifestyle

Vivemos num mundo em que a ansiedade, o estresse e a cobrança por resultados permeiam nossas vidas, podendo levar a um esgotamento tanto físico, quanto mental. Por isso, a conquista do relaxamento torna-se fundamental! Uma boa dica para alcançar a serenidade é a prática de Pilates, que por ser uma atividade suave, auxilia na conexão entre o corpo e a mente.

Esse método foi idealizado pelo alemão Joseph Pilates, no início da década de 1920, utilizando-se de seis princí- pios básicos: concentração, respiração, alinhamento da postura, controle do centro do corpo, eficiência e fluência do movimento. O fundamento essencial da atividade é a contrologia, que vem mostrar como a mente controla os músculos através da harmonia dos movimentos e estabilização da coluna vertebral.

Outro ponto positivo na atividade, é que no dia a dia, os praticantes são instruídos a respirar corretamente, ou seja, mantem-se um ritmo saudável de vida, afinal o oxigênio é essencial para obtermos energia e limpeza do organismo, filtrando as impurezas que adquirimos e elevando a imunidade. Junto a isso, ocorre o aumento da consciência corporal, a partir de alongamentos e exercícios de força muscular, aliado ao trabalho respiratório, por causa da necessidade de atenção, coordenação motora e algumas vezes equilíbrio, ao ser executado um exercício.

A fim de mostrar a relevância do que foi mencionado, duas citações do próprio criador nos fazem refletir sobre o papel do Pilates na melhora da consciência corporal e sensação de plenitude: “seu corpo é seu bem maior, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos”. “O Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito”.

Para encerrar, surge sempre uma pergunta: esta modalidade é ministrada por profissional de Educação Física ou fisioterapeuta? Na verdade, pelos dois! Ambos precisam obter curso específico na área e um olhar holístico sobre o corpo humano. A diferença é que o primeiro vai estimular a condição física, por meio da prevenção e promoção de saúde, enquanto que o segundo, tem o objetivo de trabalhar a reabilitação, logo após uma lesão, cirurgia ou em desordens dos músculos e ossos de média a grave intensidade. Ambos profissionais favorecem a boa postura, melhora de dores e trabalho da respiração, assim como todos os benefícios do Pilates acima citados.

O PILATES ESTIMULA A VIDA!

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Profissional de Educação Física

Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Doenças degenerativas/psiquiátricas/Demências
Autismo/Síndrome de Down/Cadeirante
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
whatsapp-logo-icone-1 99522.8671 (TIM)
facebook:thiagosoarespersonal
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>