Novembro | 2017 | Ano VIII – Edição 101 – DORES CRÔNICAS

DORES CRÔNICAS

Sem título

Ninguém gosta de sentir dor. Mas, a dor é importante porque motiva o indivíduo a se retirar de situações prejudiciais, a proteger uma parte do corpo a fim de evitar um sofrimento permanente. A maioria dos casos de dor aguda se soluciona uma vez que o estímulo nocivo é resolvido e tratado. Mas, em alguns casos a dor pode persistir por mais tempo. Segundo Dr. Igor Saint´Clair Lima, Neurocirurgião e especialista em Clínica de Dor, do Centro de Tratamento de Dor da Clínica Proattiva Medicina Integrada, qualquer dor que se prolongue por mais de três meses já é considerada uma dor crônica. “Embora seja muitas vezes subestimada, a dor crônica tem mais incidência do que muitas doenças do coração ou diabetes. Pessoas que sofrem com as dores crônicas tendem a sentir, frequentemente, problemas de humor, cansaço, dificuldades na sua vida laboral, afetando assim a sua qualidade de vida”, orienta Dr. Saint´Clair.

Sem título

Dr. Igor Saint´Clair esclarece que existe uma área especialmente dedicada a tratar esse tipo de problema: a Clínica de Dor, que pode contar com médicos de diferentes especializações como: anestesiologista, neurocirurgião, neurologista, ortopedista e fisiatra. As maiores queixas de pacientes com dor crônica são: cefaleias, artrites, artroses, dores na coluna, tendinites e bursites. As dores na coluna são a quarta causa de afastamento do trabalho, incapacidade e perda de funcionalidade e da qualidade de vida. Cerca de 37% dos brasileiros convivem com dores crônicas, além do fato de que 80% das pessoas terão dores na coluna em alguma momento da sua vida adulta. “A dor crônica limita o paciente, pois muitas vezes ele sente medo de praticar alguma atividade do DORES CRÔNICAS Clínica Proattiva seu cotidiano, com isso a sua vida social começa a ser afetada. Como no caso de viagens para lugares frios, que podem piorar o quadro de dor e atividades físicas sem a orientação correta. Com isso, muitos estudos demonstram a correlação entre a dor crônica e quadros depressivos, devido ao fato dessa doença afetar a vida social e emocional do paciente”, declara.

Segundo o médico as principais causas de dores crônicas são: doenças degenerativas, dores pós-cirúrgicas, doenças inflamatórias e a dor oncológica. Para o desenvolvimento do tratamento o paciente será avaliado e diagnosticado com reabilitação física específica para cada caso e medicamentos. Algumas vezes há indicação de outros métodos de forma concomitante como: Acupuntura, Hipnose, Massoterapia, Shiatsu, Hidroterapia etc. Além disso, existem procedimentos mais avançados como: Infiltrações Facetárias com Ultrassonografia; Bloqueio de nervos; Bloqueio de Gânglio Estrelado e Bloqueio Peridural por hiato sacral com USG; Bloqueios Miofasciais, Tratamento de Espasticidade e dor com toxina botulínica; entre outros.

Dr. Igor Saint`Clair Lima atende todas as segundas-feiras, das 14h às 17h, na Clínica Proattiva Medicina Integrada. A clínica é composta por uma equipe altamente qualificada e comprometida com a excelência, oferecendo o que há de melhor em prevenção, diagnóstico e tratamento.

Sem título

 

Por: Solange Diniz e Sofia Teixeira

Fotos: Madalena Angelo

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>