Novembro | 2017 | Ano VIII – Edição 101 – Aprenda com as experiências e os erros

andrada

Aprenda com as experiências e os erros

Sempre nos prometemos não repetir os mesmos erros no ano que se inicia, ou numa fase nova. Esses objetivos são louváveis e devem mesmo ser programados. No entanto, será que após o início do ano ou de uma nova fase, essas metas permanecem em pauta ou já foram engavetadas? Creio que o trabalho mais difícil seja manter-se focado e alinhado no que se propôs a fazer. Há inúmeras coisas que podem nos distrair.

Cartões de enfretamento, uma técnica utilizada na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) que já provou muitos resultados positivos.

A melhor maneira de não perder o foco, é ter claras as razões pelas quais queremos fazer as mudanças ou conquistar algo e inclusive, se possível, escrevê-las e mantê-las consigo. Isso ajuda a ter mais força e motivação frente às situações que poderiam nos fazer sucumbir. Essa estraté- gia é utilizada dentro da TCC e pedimos aos pacientes que escrevam cada razão de querer fazer algo em um pequeno cartão e, sempre que tiver de enfrentar algo ligado àquela situação, lê-lo, tendo assim mais impulso para enfrentar o que virá. Desse modo chamamos esses lembretes impulsionadores de cartões de enfrentamento.

Aprenda com experiências e erros: mude a estratégia

Outro ponto importante que pode auxiliar a não se desviar do caminho é o de aprender com as experiências e os erros. Todos temos histórico de termos tentado algo e não ter dado certo. Esse é um importante material para autoconhecimento e também para nos auxiliar nos próximos passos em direção àquilo que queremos. A partir dos erros e experiências que tivemos, podemos ir ganhando mais e mais consciência e ajustando nossa mira em direção ao que desejamos. É como se praticássemos diversas vezes arremessar uma bola de basquete ao cesto e a cada arremesso vamos tendo mais noção da força que devemos utilizar, da distância a nos colocar, do ângulo que deve ser jogada etc.

Sem as tentativas anteriores, seria muito difícil acertar logo no primeiro arremesso, a bola no cesto e, mesmo que o fizéssemos, seria por sorte e não porque nos apropriamos da técnica, o que muito provavelmente não nos faria acertar da segunda vez. Desse modo, devemos aprimorar nossa percepção a respeito dos erros e vê-los como base necessária para o acerto, para o sucesso de nossos planos. Errar como fruto de uma tentativa é a mostra de que se está testando um jeito diferente de se fazer algo e por isso não se está parado.

Aproveite essa época do ano ainda envolta em planos de renovações e conquistas e teste essas dicas praticando o que foi descrito. Se pretendes emagrecer por exemplo, ter um estilo de vida mais saudável, você também pode procurar ajuda da Nutricionista Lucimar Nascimento muito bem preparada para te ajudar nesse processo.

Crie metas e dê uma nova direção a sua vida.

Vania Muzitano
CRP: 05/23751

Formação em Terapia Congnitivo Comportamental
Adolescente, crianças, adultos, casais, grupos.

Rua Manuela Barbosa, 43 Sl. 405 – Méier
Tel. 97163.9671

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>