Novembro |2015 | Ano VI Edição 77 – Viva Bem – Os Benefícios da Psicoterapia no Conhecimento Corporal

FotoColunista_ThiagoSoaresVivaBemOs Benefícios da Psicoterapia no Conhecimento Corporal

Para começar o texto, torna-se importante frisar que a humanidade caminha a passos curtíssimos para a autoaceitação e autoconhecimento, no que diz respeito aos mais profundos sentimentos. Muitos não conseguem estabelecer sequer um contato consigo mesmo, impedindo-se de ser levado ao que de mais reconfortante e sábio existe: descobrir quem são verdadeiramente!

Por um momento faça algumas reflexões: qual foi a última vez que você parou e analisou a origem das suas dores? Será que sua potura corporal, modo de andar e correr podem sofrer influência do psiquismo (entende-se como mente)? E ainda, a forma como verbalizamos ou guardamos nossos sentimentos interfere na saúde?

O que se sabe é que o corpo e a mente tendem a pagar o preço pela ausência do autoconhecimento. Durante toda nossa vida, desde os momentos intrauterinos, o corpo vai criando tensões musculares, que com o passar do tempo se tornam crônicas, ou seja, por não sabermos nossos limites e exploramos nossas possibilidades, o organismo começa a se enrijecer, e assim, algumas partes perdem ou diminuem sua capacidade natural – espontânea.

Cada ser humano reage à sua maneira mas como bom exemplo, cito àquela pessoa que possui uma respiração superficial (não relaxada e completa) e quando reparamos em sua postura, identificamos rigidez no tronco inteiro, com o abdômen sem expansão (tenso) e o pescoço duro como pedra; sua mente parece encontrar-se ausente, esquecendo-se de simples  detalhes, tendo pouco atenção e concentração. Esse individuo se sente agitado, angustiado, “pesado” e cansado para diversas tarefas do dia a dia. É inflexível e, nesse caso, seu modo de viver , ver e sentir as coisas foram se engessando, deixando sua vitalidade e bem estar bem prejudicados.

A fim de nos sentirmos felizes e aliviados , há uma solução para todos esses problemas, com o objetivo de mudar essa rotina, pois nada melhor que o tratamento psicológico para compreensão dos aspectos do corpo e da mente. Resumindo, se existe dos física ou sua postura se encontra debilitada é porque você já pode ter se enrijecido para a vida! Acompanhe a Viva Bem nessa nova série sobre temas psicológicos. Na próxima escreverei sobre o impacto da psicoterapia nos exercícios físicos.

VIVA BEM, CONHECENDO A SI MESMO!

Thiago Soares – Educador físico – CREF 025751

Especialista em psicossomática contemporânea
Personal Trainner de idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
Criador do método Ginástica KIDS®
Tel.: 99522-8671 | E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com | Facebook: Viva Bem

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>