Novembro |2015 | Ano VI Edição 77 – Comprou pela internet? Atrasou? O Que Fazer?

Comprou pela internet? Atrasou? O Que Fazer?

interO consumidores que optam pelo comercio eletrônico devem tomar cuidados especiais com detalhes que, assim como em qualquer tipo de comercio convencional, são fundamentais para fazer valer seus direitos. Um dos mais importantes é a respeito da credibilidade dos sites de compras. Para tanto, é preciso verificar se não há reclamações sobre a empresa na própria Internet. Outra boa prática é obter informações com pessoas que já tenham utilizado os serviços do site. É necessário também observar no site se constam todos os dados do fornecedor e desconfiar se o mesmo apenas apresenta um telefone celular. O fornecedor deve ter CNPJ, sendo possível verifica-lo no site da Receita Federal. O consumidor deve ficar atento ao prazo de entrega, para que o presente não chegue depois das festividades as quais se destina. A informação do prazo de entrega, deve constar na hora da compra, para que o consumidor possa fazer seu planejamento. Outro fator importante refere-se às despesas adicionais, que podem ocorrer com fretes e outras taxas. Produtos eletrônicos  devem receber uma atenção maior, pois em caso de fraude, o consumidos poderá ter prejuízos consideráveis, caso a entrega do produto não seja concluída. Desconfie de ofertas mirabolantes, promoções imperdíveis e valores muitos baixo do mercado.

         O cuidado deve ser redobrado na hora de pagar a compra se a opção for cartão de credito. De acordo com o Código do Consumidor, a empresa tem obrigação de apresentar outras formas de pagamento, estabelecendo que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias, após a entrega. É preciso também ficar atento às medidas adotadas pelo fornecedor para garantir a privacidade dos dados, principalmente no caso do RG e CPF, e se a página exibida no site apresenta um cadeado. Outra recomendação é usar uma senha difícil de descobrir, mesmo que seja preciso anotá-la, e não a repassar a outras pessoas.

         Guarde todos os dados das compras: número do protocolo, confirmação do pedido, todas as mensagens trocadas com fornecedor, e outras informações que comprovem a compra e suas condições. Isso facilitará o processo de reclamação ou caso ocorra algum imprevisto , como atraso na entrega da mercadoria , procure um advogado de sua confiança e ingresse com uma ação de indenização. Maiores informações através do e-mail e telefones abaixo.

Drª Gabriela Rocha – OAB/RJ 112031
Gmrocha.adv@gmail.com
Tels.: 3185-3310 / 99777-8582

 

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