Novembro | 2014 Ano V – Edição 65 – Criança 24h: Sono e Descanso

Diz a história que até Deus descansou no último dia após a criação do universo.

Sem título

Se formos compreender essa metáfora como um ensinamento, entenderemos que o descanso é funcional e fundamental ao nosso organismo e à nossa vida.

Muitos estudos revelam, em diversas áreas da ciência humana, como o sono é imprescindível.

No cenário da psiquiatria, um dos pilares terapêuticos para vários transtornos da saúde mental implica no reestabelecimento de um período de sono sadio, equilibrando-se física e mentalmente em alternância com as nossas atividades diárias e incluindo períodos satisfatórios de repouso dentro das 24 h.

No universo infantil, esta necessidade é ainda mais significativa, pois até o crescimento depende do sono. Tão relevante quanto uma alimentação em quantidade e qualidade adequadas, ou atividade física regular proporcional a cada faixa etária, o sono é um regulador hormonal para o crescimento da criança. E não só para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, mas o decanso favorece também a evolução mental, comportamental e afetiva.

No estágio atual e social no qual a sociedade sugere e os responsáveis geralmente acatam, agendas para seus filhos repletos de compromissos semelhantes ao da vida adulta, repensar em um período do dia, sem cobrança de horários e deveres, para a criança apenas descansar é extremamente saudável e reparador. Assim como criar, no período noturno, um ambiente favorável a um sono tranquilo também deve ser planejado, pois um espaço confortável, agradável e seguro contribuem diretamente com a qualidade do sono. Nesse contexto, importância fundamental também terão os responsáveis por promoverem harmonia em seus lares, o que oferecerá uma enorme possibilidade em gerar tranquilidade a seus filhos favorecendo o aproveitamento do descanso.

E se estamos falando em família, lembrar que da mesma forma que devemos criar um espaço de organização para o descanso simultaneamente às atividades regulares de cada um ao longo da semana, planejar os finais de semana para usufruir do convívio entre os familiares queridos é um dos movimentos mais revigorantes que podemos proporcionar  a nossos filhos e a nós mesmos.

Enfim, da mesma forma que criamos uma pauta de compromissos profissionais para os pais e escolares para as crianças, criemos também um sério compromisso para o descanso de todos em conjunto.

Afinal, em tempos modernos não são apenas os celulares que precisam recarregar suas baterias, não é mesmo?

 

Guilherme Sargentelli – Médico pediatra, gerente institucional do Grupo Prontobaby e escritor da DOC. Editora

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>