Março | 2017 | Ano VIII – Edição 93 – Benefícios dos Exercícios na Pressão Alta

Benefícios dos Exercícios na Pressão Alta

FotoColunista_ThiagoSoaresVivaBemPraticar esportes e atividades de academia são excelentes para o controle da hipertensão arterial, mas por que se exercitar apenas desta forma? Nesta última parte da série sobre pressão alta, venho dizer que existem diversas maneiras de mudar o dia a dia de uma pessoa, como o de adquirir hábitos saudáveis em vários momentos de seu cotidiano!

Algumas alternativas indicadas para a saída do sedentarismo, tanto para aqueles que o investimento financeiro em uma academia ou contratação de um professor particular (personal trainer) não for viável, como para quem já investe nisto, é: subir e descer mais as escadas, ao invés de elevadores; ir à padaria a pé; saltar antes do ônibus antes do ponto desejado; pedalar de bicicleta até o mercadinho, ou seja, fazer pequenos trajetos para somar o tempo recomendado de atividade física, que é de 3 a 5 vezes por semana, numa duração de pelo menos 30 minutos por dia – isto faz a diferença!

Movimentar-se de ambas as formas auxilia na redução do peso corporal, colaborando na diminuição dos níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, substâncias nocivas ao organismo, que em excesso, se alojam nas paredes arteriais e venosas, dificultando a passagem natural do sangue, levando a pressão a aumentar ainda mais. Também ajuda no aumento de produção do HDL (bom) pelo fígado, que funciona como um desentupidor de pia, limpando as paredes das veias e artérias ao desobstruir substâncias presas e aglomeradas.

Algumas doenças associadas à pressão alta, como o diabetes, podem interferir negativamente no controle da hipertensão, daí surge outro benefício da intervenção desportiva. Devido ao maior consumo de calorias e ao aumento da capacidade do hormônio insulina, a quantidade de glicose no organismo tende a diminuir, aliviando o volume de açúcar no sangue, o que previne entupimentos venosos e favorece a boa circulação do sangue – assim o coração não fica sobrecarregado.

Como podemos observar o profissional de Educação Física, como agente promovedor de saúde e bem estar, pode te ajudar nesse processo de regulação do organismo, estimulando a prevenção ou tratamento da hipertensão. Então, o que está esperando para iniciar logo o seu trabalho físico?

ATIVE O SEU CORAÇÃO, ELE PRECISA!

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

 

Profissional de Educação Física
Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Doenças degenerativas/psiquiátricas/Demências
Autismo/Síndrome de Down/Cadeirante
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
whatsapp-logo-icone-1 99522.8671 (Vivo)
facebook:thiagosoarespersonal
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>