Maio | 2019 | Ano X – Edição 119 – LUTO: A dor da perda Um pequeno trecho escrito por uma fi lha/cuidadora

DSC_0116

LUTO: A dor da perda Um pequeno trecho escrito por uma filha/cuidadora

“[…] Faz dois meses que minha mãe faleceu… Sinto saudade da minha “velhinha”, daquele olhar… D a carinha emagrecida pela doença, sentada naquela cadeira de rodas, sempre naquele lado da sala. Sinto saudade mãe! Muita saudade! Estou tentando ser eu de novo, mas acho que isso não vai acontecer. Eu me transformei para cuidar de você, me transformei tão profundamente para ser aquela que cuida, que supera obstáculos, as dificuldades, aquela que era necessária naquele momento eu ser, que acho que me perdi de mim mesma… Não vou voltar a ser a mesma de antes, Então quem eu vou ser?”

O processo de luto se inicia com a morte de alguém que tem grande importância na nossa vida. Quando perdemos essa pessoa, perdemos o parâmetro de nós mesmos. É como se nos privássemos da capacidade de nos reconhecer. Em uma nova perspectiva sobre a experiência humana tão complexa e absoluta que é perder alguém muito importante na nossa vida, pode-se dizer que, quem morre não leva consigo a história de vida que compartilhou com aqueles que conviveram com ela, e para quem se tornou importante ao longo dessa caminhada. Quando a morte acontece ela só desrespeita o corpo físico. Não existe a possibilidade de haver uma morte absoluta, de desintegração de todas as dimensões de um ser humano, cuja a existência teve algum sentido na vida de outros seres humanos. Se aquela pessoa trouxe amor, alegria, paz, crescimento, força e sentido de vida, então não é justo que tudo isso seja enterrado com um corpo. Revolta, medo, culpa e outros sentimentos também podem aparecer e contaminar o tempo de tristeza do luto. Todos os sentimentos devem ser aceitos e experimentados. Permita-se. Quando reconhecemos esse sofrimento, ele quase sempre se encolhe. Quando negamos, ele se apodera da nossa vida inteira. Viver é a melhor opção! Perder alguém que se ama, faz parte!

Jacqueline Gomes
CRP: 05/18688
Graduação em Psicologia – UCL
Licenciatura Plena em Psicologia – UCL
Especialização em Geriatria e Gerontologia – UERJ
Tel.: 21 98832-6368

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>