Maio | 2019 | Ano X – Edição 119 – Crianças menores de 5 anos não devem ter contato com telas

Crianças menores de 5 anos não devem ter contato com telas

Novo guia da Organização Mundial da Saúde traz novas recomendações para uso de TVs, celulares e tablets para crianças menores de 5 anos de idade

criança

Novo documento da OMS, lançado recentemente, recomenda às crianças menores de cinco anos a troca de telas de tablets, TVs e celulares por atividades físicas e leitura. Brincar mais, dormir melhor e passar menos tempo em contato com as telas é o ideal para essa faixa etária.

As recomendações foram elaboradas por especialistas da Organização, após a avaliação do impacto do sedentarismo e do sono inadequado, comparado aos benefícios da qualidade do sono e da prática de atividade física das crianças.

É preciso inserir hábitos saudáveis às crianças nos primeiros anos de vida, o que impacta não só no desenvolvimento da coordenação motora e cognitiva, como na saúde ao longo da vida. É fundamental diminuir o tempo em que as crianças ficam sentadas em frente à TV ou em carrinhos de bebê e estimular atividades físicas para evitar a obesidade infantil.

criança 2

A Organização oferece ainda, orientações de atividades que podem ser realizadas para evitar o sedentarismo na companhia dos pais, como jogos e brincadeiras lúdicas e em períodos em que a criança estiver sentada, leitura, contação de histórias, quebra cabeças, devem substituir tablets, celulares e TVs, – “Bebês com menos de um ano devem realizar diferentes atividades várias vezes ao dia, especialmente, brincadeiras no chão.” – alertam os pediatras.

Além da prática de atividades físicas, a necessidade do sono reparador é essencial para os pequenos, com direito a cochilos, inclusive. Para os bebês até os três meses de idade, a orientação é de 14 a 17 horas de sono por dia, de 1 a 2 anos, o tempo de sono deve ser de 11 a 14 horas e crianças de três e quatro anos, devem dormir entre 10 e 13 horas.

O fato é que, crianças com menos de dois anos não devem ficar expostas às telas digitais, principalmente nos horários das refeições e antes de dormir, devendo conviver em família com momentos de afeto e alegria, sem o uso da tecnologia. Crianças expostas excessivamente às telas têm dificuldade de concentração em atividades do dia a dia, dificuldade para dormir e um sono superficial, além do risco de desenvolver obesidade no futuro.

O tema, que já em amplamente discutido por sociedades de pediatria em todo o mundo, gerou a elaboração do manual, com orientações para os pais e educadores com o foco na saúde das crianças e adolescentes na era digital, no entanto, cabe aos pais, em casa, seguirem as orientações junto as suas crianças, para que o crescimento delas seja o mais saudável possível, num mundo cada vez mais digital.

PRONTOBABY MÉIER
Emergência 24 horas – Unidade do Grupo Prontobaby – Diversos convênios
R. Dias da Cruz, nº 655 – Méier | Tel.s: 3272.6849 e 3273.8402

 

Prontobaby / HOSPITAL DA CRIANÇA
R. Adolfo Mota, 81 – Tijuca – Tel.: 3978.6200

Instituto de Especialidades Pediátricas/IEP
R. Adolfo Mota, 52 – Tijuca – Tel.: 3978.6220

Centro Pediátrico da Lagoa – CPL
Av. Lineu de Paula Machado, 64 – Lagoa – Tel.: 2538.7000

Prontobaby / Homecare Pediátrico – Atendimento Domiciliar
R. Barão de Mesquista, 211 – Tijuca Tel.: 3978.6287

http://prontobaby.com.br facebook_like_buttoncentropediatricodalagoa/

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>