Maio | 2018 | Ano IX – Edição 107 – REABILITAÇÃO VESTIBULAR UMA SAÍDA PARA O MAL DAS TONTURAS

REABILITAÇÃO VESTIBULAR UMA SAÍDA PARA O MAL DAS TONTURAS

coluna_andrea_fono-150x148

É sabido que a atuação multidisciplinar tem tido grande expansão na área da reabilitação para melhorar ainda mais a qualidade de vida do individuo. Porém, a reabilitação vestibular é um procedimento terapêutico fisiológico, realizado por fonoaudiólogos, que tem como objetivo melhorar e restaurar o distúrbio de equilíbrio corporal.

Quando o sistema auditivo e vestibular apresenta algum problema, individualmente ou em conjunto, surgem como sintomas principais a tontura e/ou vertigem, com ou sem sintomas neuro-vegetativos.

Os problemas do labirinto podem ocorrer, porque a pessoa tem uma alteração na região vestibular, e o cérebro acaba recebendo informações errôneas sobre sua posição num determinado lugar no espaço. Assim, ter a sensação de mal estar, como se estivesse rodando, flutuando ou caindo, mas, na verdade, está parada. Isto é resultado de um conflito entre as informações vindas da visão, do labirinto e do sistema proprioceptivo, que resulta na tontura, acompanhada dos outros sintomas.

A reabilitação vestibular fornecerá ao paciente exercícios repetitivos adequados ao seu problema, que irão acelerar e estimular os mecanismos de adaptação, propiciando a volta do seu equilíbrio de forma mais rápida. É importante ressaltar que a reabilitação vestibular é uma das diferentes opções de tratamento para o paciente com disfunção vestibular podendo ser utilizada de maneira alternativa ou associada a outros tipos de tratamento. Mas, quanto maior for a integração entre o fonoaudiólogo e o médico, o tratamento do paciente terá mais possibilidades de êxito. Por isso, procure logo ajuda e melhore de vez de suas tonturas.

Tel.: 2595.1312 / 3241.8268 /97974.2002

www.inttegrare.com.br
R.  Silva Rabelo, 10 Sls 307 e 308 – Méier
andreacariello@inttegrare.com.br

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>