Maio | 2015 Ano VI – Edição 71 – Viva Bem: Natação para Correção Postural

FotoColunista_ThiagoSoaresVivaBemDentre as coisas mais prazerosas que desfrutamos na vida, o ato de nadar poderia estar entre os primeiros da lista. Isso porque por apenas mergulharmos nosso rosto na água, já saboreamos as belas nuances que esse ambiente proporciona; a sensação é tão boa, que é difícil encontrar alguém que resista a maravilha de submergir o corpo e aproveitá-la em todos os sentidos!

Acrescentando ao conforto e prazer obtidos, existe uma atividade que favorece diversos outros benefícios: a natação, que favorece a boa postura, pelo fortalecimento tanto da musculatura superficial (que modela o corpo) como da profunda (que dá estabilização articular), além de melhora na capacidade cardiorrespiratória, aumento da flexibilidade e consciência corporal. Partindo desses princípios, como a prática desse esporte pode ajudar na correção postural?

Na parte científica, sabe-se que a natação pode intervir substancialmente na diminuição ou prevenção da hiperlordose (acentuação elevada da lombar ou cervical), da hipercifose (aumento da curvatura torácica – “corcunda”), assim como da escoliose (desvio lateral da coluna). Isso ocorre pela luta constante do corpo em obter o equilíbrio na água durante a posição deitada, somando-se ao deslizamento prolongado e às contrações de múltiplos músculos nas regiões dos ombros, peitoral, abdômen, quadris e coluna vertebral.

Uma outra qualidade da natação é a possibilidade de se estimular tanto a simetria, pela movimentação simultânea dos membros superiores ou inferiores, como a assimetria, que os mobiliza alternadamente. Os estilos borboleta e peito exercitam o trabalho simétrico, importantes na melhora da hiperlordose cervical e lombar. Já nos exercícios assimétricos, vemos os estilos crawl e costas, que por proporcionarem maior desequilíbrio corporal e lateralidade, são ótimos na redução da escoliose.

Para conquistar todos esses benefícios, busque sempre orientação com um professor de educação física, que saberá adequar o seu treino de acordo com sua individualidade e especificidade, além estar baseado dentro de princípios científicos.

VIVA BEM, NADANDO PARA UMA BOA POSTURA!

 

Thiago Soares – Educador físico – CREF 025751

Especialista em psicossomática contemporânea
Personal Trainner de idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
Criador do método Ginástica KIDS®
Tel.: 99522-8671 | E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com | Facebook: Viva Bem

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