Maio | 2015 Ano VI – Edição 71 – Programa Futuro Seguro

Fotos: Divulgação

JornalNovidades_Mai2015_ProgFuturoSeguroProjetar o futuro, no presente. Este é o objetivo do programa Futuro Seguro, que iniciou suas atividades de 2015 no Fórum do Méier no dia nove de março de 2015. O reconhecimento da parceria de sucesso entre Caarj, OABPrev-RJ, OAB/RJ, INSS e ADVCredi fez com que o programa, que busca esclarecer a advocacia sobre planejamento e educação financeira, fizesse parte da 2ª Semana Nacional de Educação Financeira, o maior evento do país sobre o tema.

O presidente da subseção da OAB/Méier, Dr. Humberto Cairo, lembrou que esta é a segunda vez que o lançamento do programa é feito no bairro. “Vemos que a adesão tem sido grande. Muitos trabalham, mas não sabem o quanto esta prevenção é necessária”, afirmou Cairo, que é aposentado pelo INSS mas que também tem uma previdência privada. “É preciso nos preparar para o futuro”, acrescentou.

O Diretor Financeiro da Caarj, Dr. Renan Aguiar, agradeceu a acolhida do presidente da subseção da OAB/Méier, Humberto Cairo, e explicou os motivos da escolha do local para o lançamento da edição 2015 do projeto. “Escolhemos o Méier para o relançamento porque compreendemos que o presidente é um daqueles que mais se dedica ao futuro dos advogados deste estado”, acrescentou Aguiar, entregando uma placa comemorativa a Cairo. “Agradeço à Caarj e à OABPrev-RJ por estarem aqui e por esta parceria, que tanto engrandece nosso trabalho”, disse Cairo.

A subseção foi palco também de uma palestra sobre educação financeira, ministrada pela economista Letícia Camargo. Ela falou da importância de se planejar para o futuro, de olho na aposentadoria. “É preciso aprender a fazer escolhas melhores. Passamos muito tempo trabalhando, mas pouco tempo cuidando da destinação deste dinheiro que foi tão difícil ganhar”, explicou Letícia, que também abordou temas como o consumo consciente, o uso racional de recursos como cartões de crédito e cheque especial e a necessidade de se fazer uma reserva de emergência. “Principalmente para a classe dos advogados, que é composta também por muitos profissionais liberais, isso é fundamental porque podem vir meses com mais ganhos, outros com menos”, considerou.

Um dos primeiros advogados a se aposentar pela OABPrev-RJ, Daniel Sant’Anna concorda com Letícia. “A vida é planejamento e organização”, afirmou ele, que se associou ao plano há 20 anos. Aposentado há cinco, ele ainda trabalha, mas sem a pressão do passado. “Hoje tenho 60 anos, ainda exerço a profissão mas procuro viver a vida com o melhor do que ela oferece. Ano passado, por exemplo, fiz três viagens ao nordeste de carro”, disse ele, acrescentando que passou aos filhos Danielle, que é médica, e Daniel, que é advogado, os ensinamentos para garantir tranquilidade no futuro: “Meus dois filhos também contribuem para a OABPrev-RJ, fiz os planos antes que eles completassem 24 anos, o que é permitido”.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>