Maio | 2015 Ano VI – Edição 71 – CCNS Psicologia:

FotoColunista_CCNSDEPENDÊNCIA EMOCIONAL: A opressão daquele que se submete ao outro

A dependência emocional se caracteriza por comportamentos submissos, dificuldade em tomar decisões, inabilidade para expressar desacordo e por um grande temor ao abandono, à solidão e à separação. Ela constrói uma prisão interior, baseada no medo, na passividade, na negação da realidade e nos sentimentos de culpa. Manifesta-se no comportamento afetivo, sexual, profissional, social e econômico.

O relacionamento perfeito é uma idealização que não se sustenta por muito tempo. Discussões podem trazer raiva, dor e dúvidas, porém é a forma de se chegar ao fundo das diferenças. Muitas vezes o calar ou a conciliação por comodidade faz-se presente nas relações, impedindo que a resolução dos problemas possa surgir. O calar na relação “dominador – dominado” pode se basear no fato de que a contestação não seja suportada pelo “mais forte” e isso gere um ponto final no relacionamento. E como viver sem esse alguém?

O medo da liberdade faz a pessoa prisioneira do desejo do outro, deixando-a à mercê de uma ligação emocional que se apoia na sensação inconsistente de segurança, que gera sofrimento, angústia, ansiedade e depressão. Esse processo pode tornar-se crônico, gerando doenças tanto em nível emocional como físico.

O primeiro passo para uma mudança positiva é valorizar-se nos mais diversos aspectos. É entender que as opiniões próprias são tão importantes quanto as do outro, devendo ser consideradas e valorizadas. Mexer nesse processo nem sempre é fácil, pois necessita que se toque em “feridas da alma”. Exige que se saia da zona de conforto que limita e oprime; que se ponha mãos à obra em direção à valorização de ideias próprias, anseios e gostos e necessidades. Buscar ajuda profissional é importante!

A psicoterapia é uma ferramenta que visa facilitar o caminho para a libertação das amarras e conquista de uma forma própria e verdadeira de vivenciar o amor e os relacionamentos com beleza e plenitude.

 

CCNS – Clínica de Psicologia Avaliação e tratamento da depressão

Av. Dom Hélder Câmara, 5025 – Promoinfo Norte – Piso do estacionamento – Cachambi

Em frente ao Norte Shopping

Tel.: 3594.2397 – 4104.7865

Resp. Téc. Psic. Marta Elini S. Borges (CRP05/5894) Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar e Hipnose Clínica Mestre em Saúde da Família, 33 anos de atuação em Psicologia

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>