Abril |2016| ano VII edição 82- Nunca é tarde para alçar novos rumos

Nunca é tarde para alçar novos rumos

received_988771511193527A escolha profissional é um momento muito importante e por isso, na maioria das vezes estressante para os jovens e familiares. Ainda mais, quando é passada a informação de que aquela escolha será para a sua vida toda.

Essa situação gera tensão, dúvidas, ansiedade, medo… Muitos são sugestionados pelos familiares a fazerem suas escolhas de acordo com: estabilidade, dinheiro, oferta de emprego no mercado, expectativas dos pais por determinados sonhos que gostariam de ter realizado e por aí vai!

Agora, eu pergunto: Será que isso é o sufi ciente para se fazer a escolha profissional? Quais as consequências de uma escolha não acertada? A carreira deve ser para a vida toda? Não podemos mudar, descobrir novos rumos?

Acontece, que quando adultos, depois de estarem envolvidos em suas carreiras, mesmo insatisfeitos, muitos se sentem inseguros em deixar aquilo que escolheram inicialmente por já terem estabilidade financeira ou por já terem realizado quase todos os períodos da faculdade e se mudassem para outra área, teriam “perdido” tempo, dinheiro; iriam ter que prestar conta àqueles que financiaram seus estudos. Ou seja, é um momento muito difícil, o de abandonar algo e, principalmente, quando não se tem ideia de como recomeçar.

O bom é que esse adolescente em forma de adulto descobre que pode escolher de novo, que pode se autodescobrir e se autoconhecer independente de qualquer idade, vivência e escolha, pois nunca é tarde para alçar novos rumos. Nós fazemos escolhas a todo o tempo na nossa vida, das mais simples às mais complicadas e cada escolha implica numa renúncia.

Para que se evite essa situação, torna-se essencial o autoconhecimento para se fazer a escolha profissional que mais se aproxime aos seus interesses, às suas aptidões, competências e habilidades aliado ao conhecimento das profissões e mercado de trabalho. Você pode se desenvolver nesses aspectos no processo de Orientação Profissional, que trata-se de um processo focal breve, no qual participará de atividades de autoconhecimento, descobrindo habilidades, interesses e conhecendo profissões, para assim, traçar seus planos de vida e carreira. E lembre-se: Sua escolha deve ser estritamente individual.

Por: Luana Menezes

 

Luana Menezes – Psicologa e Coach 
Rua Dias da Cruz, nº 188 – Lj 239
Meier Off Shopping (Antiga Galeria Oxford)
Tels: 3064.2894 | 98737.1391

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>