Junho/Julho | 2020 | Ano XI – Edição 131 – Terapia Holística

Terapia Holística

Elisa Evangelista

Elisa Evangelista

Quando se fala em Terapia holística muitas vezes causa uma certa dúvida em relação ao termo por ser muito abrangente. O termo Holístico vem de holos que em Grego significa “todo” ou “inteiro”.

O Terapeuta Holístico trata a pessoa, entendendo que cada um está inserido num contexto formado por um sistema completo. Por esse motivo, considera-se que a causa de muitas doenças quando se manifestam no corpo físico são reflexos de desajustes emocionais, mentais e energéticos. Logo, inútil seria tratar da mesma forma a “dor” de todos, partindo do princípio que um determinado sintoma tivesse sempre a mesma origem. Por compactuar com esse entendimento e por ter sido muitas vezes vitima de tratamentos inadequados decidi fazer parte do grupo que faz a diferença, me tornando Terapeuta Holística.

Esta decisão foi fortalecida pelos meus olhares atentos do meu tempo de criança. Sou bisneta de Índios Puris, nascida no Minúsculo Arraial de São José da Pedra Menina, interior de Minas Gerais, onde, para cada tipo de enfermidade existia um tipo diferente de planta para a cura. E cada pessoa recebia tratamento de acordo com a conversa que tinha com quem preparava o chá ou a garrafada. A união de todos, para um objetivo comum, era muito forte. Ali, eu aprendi que a dor do meu irmão também doía em mim.

Por um longo tempo fiquei afastada das minhas raízes, mas minhas lembranças jamais se apagaram. Me formei em Direito pela OAB/RJ, trabalhei muitos anos na área jurídica, e trabalhei por muitos anos também no Poder Legislativo, mas com o olhar no futuro, fazendo vários cursos, me preparando para a função que realmente me encanta que é cuidar de pessoas. Tenho várias formações Terapêuticas e já trabalho por longo tempo. Meu primeiro curso na área, foi Naturopatia. Mas como nesse campo, as informações nunca cessam, fui ampliando meus conhecimentos e hoje trabalho com o Reiki, a Terapia Crânio Sacral, Barras de Accesses, Filosofia Clínica, Florais de Bach, Florais Biosinérgicos, Constelação Familiar e outros.

FLORAL ELIZA

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>