Junho/Julho | 2020 | Ano XI – Edição 131 – Saúde Mental durante a Pandemia

Saúde Mental durante a Pandemia

Adriana Pimentel 2

Adriana Pimentel

O tema – Saúde Mental – se tornou bastante relevante nos dias atuais, dada a presença da pandemia em conjunto com o isolamento social. Os números de casos de pessoas com algum tipo de sofrimento psíquico, emocional, levando a quadros de ansiedade, depressão e até mesmo suicídio, aumentou e chama atenção para medidas urgentes de prevenção.

Existem algumas estratégias que nos ajudam a reorganizar a mente, a ocupar o tempo, a se fortalecer emocionalmente. Recursos que podem nos deixar mais leves, pacientes, tolerantes e mais felizes. Deixo aqui para os queridos e queridas leitoras, algumas dicas que podem ser preciosas na vida de cada um de nós.

Nível de Informação – Com tantas notícias a nossa volta, precisamos tomar cuidado, para acessarmos as informações com equilíbrio. Informação demais pode gerar ansiedade e sofrimento, de menos, alienação e riscos. É necessário perceber o que sentimos com as notícias que nos chegam. Se geram tristeza, desânimo, ansiedade, raiva… Evite saber de tudo. Selecione as fontes para que o conhecimento seja confiável e escolha as notícias que vai consumir. Pense no seu bem estar.

Respire – Separe alguns minutos na sua agenda para parar e se concentrar em sua respiração. Procure um lugar silencioso, confortável e dirija a atenção à sua respiração. Expire e inspire, devagar, sem pressa. Perceba o ar enchendo seus pulmões e esvaziando. Repita algumas vezes, sem pressa. Pode colocar uma música tranquila com volume baixo enquanto faz esse exercício. Parece simples, é simples, mas faz muita diferença! Experimente!

Utilize a tecnologia a seu favor – Nos intervalos de trabalho home office ou doméstico, ligue para os amigos, aproveite para entrar em contato com aquelas pessoas que já não vê à bastante tempo. Forme uma rede de apoio entre parentes e amigos. Cuidado para não ficar no celular ou na TV o dia todo, ou como única fonte de distração. Esses hábitos podem gerar mais agitação e ansiedade.

Preserve sua vida – Estamos ampliando a compreensão de que estamos ecologicamente interligados. Somos um sistema que um influencia o outro e precisamos de um equilíbrio. Fique em casa, só saia se for essencial. Preservando a sua vida, você está preservando a vida dos demais.

Medite – A meditação te trará maior foco de atenção e ajudará no seu autoconhecimento. Se sentirá mais fortalecido para o dia a dia. Não tenha pressa, comece com pouco tempo e vá aumentando gradativamente. Você verá a diferença na sua vida.

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Adriana Pimentel
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Atendimento com hora marcada.
Tel.:  98717.6021

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