Junho/Julho | 2020 | Ano XI – Edição 131 – O idoso em tempo de Covid-19

O idoso em tempo de Covid-19

enfermeira

É muito prazeroso para mim estar aqui neste espaço, compartilhando um pouco do conhecimento obtido ao longo de minha jornada na área de Enfermagem Dermatológica, divulgando assim ações de prevenção de feridas e orientações para o autocuidado. O sistema imunológico é dotado de condições para sozinho promover a cicatrização de dentro para fora, porém temos que respeitar alguns princípios básicos, de forma a favorecer esse processo.

A limpeza da ferida é muito importante, devendo somente ser realizada com soro fisiológico a 0,9% em temperatura ambiente. Não devemos lavar a feridas com sabão e nem esfregar até sangrar. Quando a pele se rompe em razão de algum trauma, temos uma exposição e risco de infecção, dizemos que é uma porta de entrada para germes e, portanto devemos manter a ferida sempre coberta com gaze estéril.

Diferente do que muitos pensam a crosta não indica o fi m de uma ferida, ela representa uma camada de necrose (tecido desvitalizado). A vitalidade de uma ferida é percebida quando vemos tecido de granulação, aquele vermelhinho de sangue, lembrem-se sangue é vida. A umidade na ferida é necessária para favorecer as reações químicas e celulares, porém em excesso pode levar à maceração (esbranquiçada) da pele e, portanto prejudicar essa cicatrização. Às vezes, uma ferida produz tanto líquido (exsudato) que a troca das gazes se faz necessária por mais de uma vez ao dia. Alguns fatores, que dificultam a cicatrização, independem das intervenções que realizamos, como por exemplo, as elevadas taxas de glicose no sangue, muito comum no paciente com diabetes descompensada, por mais que façamos tudo certo não será fácil para o organismo cicatrizar essa ferida. Quando a lesão é complexa e já tem muito tempo sem reagir aos cuidados o importante mesmo é procurar ajuda de um profissional especializado. Uma orientação adequada é a ferramenta mais segura para devolver a integridade à pele. Afinal FERIDA não é de DEUS.

Ligue marque uma consulta e tenha compromisso com a sua SAÚDE!

Em breve estaremos atendendo em novo endereço no Méier.

Venha fazer curativos no Méier!
Rosemary Bacellar
Enfermeira- COREN 47.279 RJ
Atendimento ambulatorial, em clínicas ou hospitais, domiciliar ou casas de repouso.
Tel.: 2084.1933
www.curativosnomeier.com.br

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>