Aprendizado X Prevenção de demências
O ponto de partida para prevenção de demências, como: Alzheimer, de corpos de Lewy e fronto-temporal, é na infância e juventude, mantendo a educação formal a partir do ensino escolar completo, até o fim da adolescência. Caso não tenha passado por todos os anos colegiais, ou já for adulto e idoso, não se preocupe.
Uma possibilidade seria estudar num supletivo, a fim de aprimorar o conhecimento formal – que sempre traz base sólida para o cérebro, além de aprender novas coisas, como música, arte, jogos, idioma, tocar um instrumento, ler ou compor poesia. Interessante escutar músicas que te tragam prazer e ouvir canções que não gosta tanto, nem que seja por dez minutinhos, uma vez por semana, pois mexerá com seus sentimentos, de frustração ou agonia, que em pequenas doses, se torna desafiante para o cérebro por tentar interpretar algo totalmente diferente. Dará àquela sensação de recompensa, por conseguir realizar algo desafiador!
Caso já tenha feito o ensino escolar na sua juventude e continua em busca de aprendizado, ensine o que sabe para alguém. Assim, você ajuda pessoas e ainda fortifica específicas conexões nervosas em seu cérebro, bem profundas, afinal, para trocar experiências a gente necessita ouvir, falar, saber a hora exata de mudar o assunto ou acrescentar tópicos dentro da conversa. Precisa-se também ter foco, concentração, atenção e gerenciamento das emoções, pois sentimentos surgem ao falarmos com seres humanos. Dessa maneira a prevenção começa a ganhar corpo.
A socialização nos faz enxergar como pertencidos à sociedade, e até num pequeno grupo, enaltecendo nossa memória, como indivíduo, história, e consolidando lembranças, vivências, que ficarão marcadas na gente para todo o tempo que tiver que durar, se Deus quiser, para sempre!
SOCIALIZE SEU CONHECIMENTO!
THIAGO SOARES PERSONAL TRAINER
CREF: 025751
Personal Trainer, especialista em atividade
Leave a Reply