Junho | 2019 | Ano X – Edição 120 – Lesão do Ligamento Cruzado Anterior e Meniscos nos Joelhos

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior e Meniscos nos Joelhos

Dr. Sandro

Lesões do ligamento cruzado anterior e meniscos sã o comuns em atividades esportivas com movimento rotacional, como no Futebol e Basquete, totalizando aproximadamente mais de 250.000 casos por ano.

Nos Estados Unidos, a lesão intra-articular do joelho mais comum ocorre no menisco, sendo a indicação cirúrgica mais frequente entre os procedimentos ortopédicos.

No Brasil o esporte mais lesivo para a articulação do joelho é o futebol sendo o tempo de prática e o sexo feminino um importante fator de risco para lesão.

Estudos indicam que a força muscular da coxa está menor um ano após a cirurgia, sendo o controle de carga e o fortalecimento muscular importantes na recuperação pós-operatória.

Existe relação com a queda de rendimento em atletas após tratamento cirúrgico do joelho no retorno em suas atividades esportivas. Muitos atletas sentem que as lesões ligamentares no joelho sã o um bom motivo para parar com o nível competitivo e focar seu tempo em uma vida social e familiar. Outros apresentam um obstáculo psicológico, que limita a função em troca de proteção contra uma possível lesão novamente.

Atualmente, existem variações nas técnicas cirúrgicas de reconstrução do ligamento cruzado anterior e reparo meniscal, sendo cada uma com suas características peculiares e indicações de acordo com o tipo de lesão e experiência do Ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho.

Dr. Sandro Mansur Fernandes
Ortopedista
CRM 52.96141-8 SBOT 15074 SBCJ

Particular e Convênios

  • Ortopedia
  • Traumatologia
  • Cirurgia do joelho 

R. Silva Rabelo, 57 – Sl 510 – Méier

Master Business Center

Tel.: 97040.3202 3502.6268

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>