Junho | 2018 | Ano IX – Edição 108 – Odontogeriatria

Odontogeriatria

Pg 7

Cuidado com a higienização bucal é primordial para os idosos. Atualmente, com todos os recursos e orientações que auxiliam a prevenir doenças de boca, inclusive cárie e cálculo (tártaro), a saúde oral das pessoas idosas tem melhorado muito.

A Odontogeriatria hoje, é uma especialidade odontológica e a população tem se beneficiado muito dela.

Antigamente, era comum a pessoa chegar à terceira idade sem os dentes naturais, o que prejudicava muito a saúde geral.

Hoje, é preciso levar à população a conscientização de que, independente de ter ou não dentes naturais, a prevenção deve ser levada a sério. Estar na terceira idade ou estar chegando nela, não é, necessariamente, sinônimo de perda de dentes. Mesmo aqueles que já extraíram todos os dentes naturais, precisam praticar a prevenção, evitanddo assim doenças. Os idosos precisam preservar o bom estado de seus dentes naturais e resgatar os que se apresentam prejudicados, recebendo orientações preventivas – muitas vezes não fornecidas na juventude. Em casos de perda de dentes, precisam substituí-los por próteses removíveis ou fixas e serem bem orientados sobre a possibilidade em optar por implantes, pois ser idoso não impossibilita uma reabilitação oral através de implantes. Muito pelo contrário, há muitas pessoas da terceira idade que estão abandonando seus roachs e suas próteses totais (dentaduras) substituindo-as por implantes.

Prevenção não significa apenas escovar os dentes e evitar balas e doces. Prevenção é muito mais que isso, principalmente na terceira idade.

A doença gengival, leva as bactérias da boca à corrente sanguínea, gerando infecções e ameaças sérias à saúde.

O check-up Preventivo Digital, realizado em Centros de Diagnóstico Odontológico paralelamente à consultas de orientações, são essenciais na elaboração de um Plano de Tratamento que permite restabelecer a saúde e as funções que a cavidade oral necessita.

Somos um corpo único e interligado – a boca faz parte desse todo.

Drª. Marli Trovão
Responsável Técnica
CRO-RJ 14163
EPAO-4635

odonto

Tel.: 3278.3536 | 3165.5373 | 99792.6926
Email: mtespacoodonto@gmail.com
Site: www.mtespacoodonto.com.br
 facebook_like_buttonmtespacoodonto

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>