Junho | 2018 | Ano IX – Edição 108 – DISLEXIA Quais são seus sinais e sintomas?

DISLEXIA Quais são seus sinais e sintomas?

Sem título

A Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002). Os primeiros sinais e sintomas costumam aparecer na fase de alfabetização, podendo ocorrer trocas de letras com formas ou sons parecidos, como /b/ e /d/, que são visualmente parecidas e /f/ e /v/, que se diferenciam apenas pela sonoridade.

Veja abaixo alguns sinais e sintomas da Dislexia relativos à leitura e escrita:

– Leitura lenta e pouco fluente;

– Erros ortográficos;

– Pobreza de vocabulário

– Demora nas construções de frase;

– Dificuldade em seguir ordens longas;

– Escrita espelhada;

– Falta de concentração.

Outras perturbações da aprendizagem que frequentemente acompanham os disléxicos, dentre elas: alterações na memória de séries e sequências, orientação direita-esquerda, dificuldades em matemática e dificuldades com noções de tempo e espaço.

É importante salientar que a Dislexia não é uma doença e que não tem nada a ver com falta de atenção, preguiça ou baixo nível intelectual. Também não está ligada às alterações auditivas ou visuais e não é causada por falta de escolarização. A Dislexia não tem cura, apenas tratamento e acompanhamento onde o indivíduo poderá desenvolver suas próprias estratégias para lidar com suas dificuldades.

Como os sinais e sintomas da Dislexia são comuns a outros transtornos da aprendizagem, o ideal é que o diagnóstico seja feito por uma equipe multidisciplinar, contendo pelo menos um neurologista, um fonoaudiólogo e um psicólogo. Só assim é possível descartar todas as outras possibilidades e fechar um diagnóstico correto, a fim de facilitar a aprendizagem desses indivíduos.

Realizamos atendimento em indivíduos disléxicos. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre atendimentos Fonoaudiológicos entre em contato conosco.

Será um prazer atendê-lo.

Fonoudiologia
Linguagens Distúrbios Neurológicos Neuroeducação
Rua Hermengarda 60 Sl. 604 – Méier
E-mail: lailarvb@gmail.com
Tel.: 2599-3301 / 98519-1910

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>