Junho | 2018 | Ano IX – Edição 108 – Catarata tem que operar?

Catarata tem que operar?

Sem título

A catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo. Através de um procedimento cirúrgico é possível reverter a visão ruim e visão boa novamente. Infelizmente até hoje nenhum método de tratamento se mostrou melhor que a cirurgia. Atualmente a cirurgia é bastante moderna e pode ser feita sem nenhum ponto e até completamente a laser.

A catarata nada mais é do que o envelhecimento do cristalino. O Cristalino é uma lente natural que todos nós temos nos olhos. Ao longo dos anos essa lente vai ficando mais embaçada e mais dura. Esse processo natural de envelhecimento dificulta a passagem da luz do meio ambiente para dentro do olho.

Com o avanço da catarata, cada vez menos luz entra no olho e parte do que entra acaba sendo desviado. As cores ficam mais apagadas, o contorno dos objetos e do rosto das pessoas não fica tão nítido. A sensação é como se estivesse olhando através de uma janela onde o vidro estivesse todo arranhado e com muita poeira. Um famoso pintor impressionista teve grande dificuldade no fim da sua vida em pintar seus quadros, pois ele já não conseguia mais diferenciar cores e não observava mais os detalhes.

Oscar-Claude Monet ou apenas Monet sofreu muito com a dificuldade de visão e como a tecnologia na sua época ainda era precária a cirurgia não deu muito certo. Diferente de hoje, onde o diagnóstico da catarata e seu tratamento cada vez mais ganha novas tecnologias, instrumentos e equipamentos.

Através de uma simples consulta é possível diagnosticar a catarata. Contudo, a catarata é como os cabelos brancos, todos vamos ter. Alguns mais cedo, outros mais tarde, contudo todos nós vamos ter catarata. Ter catarata não quer dizer que é preciso operá-la.

A qualidade e quantidade de visão são os fatores mais importantes para determinar o momento da cirurgia. Ou então a dificuldade que o paciente com catarata tem no seu dia a dia. A dificuldade visual tem que ser suficiente para que ele queira algo novo e diferente daquela visão ruim, mesmo que a quantidade de visão não seja tão baixa. Então, aquela lente velha embaçada e suja deve ser trocada, assim como o vidro embaçado da janela.

A cirurgia de catarata é muito semelhante a voar de avião. Um avião sai do Rio de Janeiro e vai até São Paulo em no máximo 45 minutos, contudo existe alta tecnologia e imensa logística para que o vôo aconteça. Bem como o treinamento do piloto e sua equipe. E assim também é com a catarata. Existe alta tecnologia envolvida no procedimento com equipamentos ultramodernos, uma grande logística para que o procedimento aconteça, treinamento do cirurgião e sua equipe para realizar o procedimento.

O método mais moderno de cirurgia é através da facoemulsificação do cristalino. Através de instrumental microscópico a cirurgia é realizada não havendo necessidade na maioria das vezes de utilizar pontos ao final da cirurgia. Não tenha medo da catarata. Marque uma consulta para saber se você já tem catarata.

Dr. Andrew Alves Marinho
Oftalmologia
CRM: 52 97566-4

 

ESPECIALIDADES: Clinica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia, Mastologia, Proctologia, Cardiologia, Cirurgia Vascular e Angiologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psicologia, Neurologia, Neurocirurgia, Oftalmologia.

CuidarVC
Tel.: 3627.4450
www.cuidar.vc
facebook.com/ClinicaCuidarvc
Rua Medina, 127, salas 102/103 – Méier

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>