Junho | 2018 | Ano IX – Edição 108 – Aula de música para Idosos Musicalização para um envelhecimento ativo

Aula de música para Idosos Musicalização para um envelhecimento ativo

Pg 13 cor

O avanço das Neurociências, particularmente no âmbito da cognição, tem enriquecido os conhecimentos sobre a relação entre a música e o sistema nervoso central. Essa área vem ganhando cada vez mais espaço, graças a produção de pesquisas e estudos sobre os seus efeitos na memória, percepção, emoção, performance e terapia no tratamento de inúmeras doenças. Sabe-se que várias partes do cérebro são ativadas com o fazer musical, uma verdadeira cadeia de informações alterando áreas sensóriomotoras.

A Cognição é formada por um complexo de informações processadas pelo cérebro, trazendo uma resposta ao meio em que se vive. Inclui habilidades como percepção, memória, raciocínio, pensamento, linguagem, gerando a compreensão necessária à aquisição de conhecimento, à tomada de decisões e solução de problemas. De forma simples podemos dizer que é o processo com que o cérebro percebe, aprende, recorda, pensa, e une todas essas informações captadas através dos sentidos. Assim, a cognição na vida prática vai além da aquisição de conhecimento, ela influencia na forma que vemos o mundo e nos adaptamos a ele. Está intrinsecamente ligada ao modo que nos relacionamos tanto com o meio em que vivemos quanto com as pessoas que estão ao nosso lado.

O processo de envelhecimento tende a gerar um declínio das capacidades físicas e cognitivas. Daí a necessidade de um envelhecimento ativo promovendo a qualidade de vida, sempre de forma saudável. Como a música é infinitamente estimulante como nos diz Oliver Saxs, neurocientista, a Musicoterapia é uma excelente forma de tratar a saúde!

Promove o contato com as emoções, desperta a criatividade, estimula a autoconfiança, o protagonismo e autonomia, o raciocínio, a socialização, o equilíbrio da autoestima, além de estímulos motores e equilíbrio postural.

Assim, a partir de junho a Musikativa iniciará grupos de musicalização terapêutica para o envelhecimento saudável. Serão utilizadas atividades como canto, jogos e instrumentos musicais, permeadas de conteúdo musical.

Caso tenha interesse, entre em contato e venha fazer parte!

Musikativa – música transformando vidas!
www.musikativa.com.br

Adriana Pimentel
AMTRJ 478/1

Atendimento com hora marcada.
Tel.:  98717.6021

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>