Junho | 2018 | Ano IX – Edição 108 – Apesar de…

10-copia

Apesar de…

Ouvirmos, lermos e conversarmos sobre a importância de manter uma atitude positiva frente às dificuldades que a vida apresenta, nos questionamos como lidar com uma série de dificuldades diárias — seja nas demandas profissionais, problemas com os filhos, crises financeiras ou por estar passando uma fase difícil no casamento e, principalmente ser positiva nos dias de hoje, com tanta violência, desemprego…

Então, é tempo de renovar a forma de pensar a respeito, criar novos hábitos que lhe permita conseguir o que quiser e, também enfrentar a realidade sem medo. Manter o pensamento positivo para enfrentar essas adversidades não é uma tarefa fácil, mas é importante saber controlar a ansiedade para não sofrer por antecipação.

Ainda que não possamos ser imunes aos pensamentos negativos, ou seja, até determinado ponto não possamos evitar que alguns pensamentos negativos nos invadam a mente, podemos não os seguir. Quando temos consciência que estamos a ponto de ser tomados por uma avalanche de pensamentos intrusivos e negativos, podemos orientar a nossa atenção para a construção de pensamentos capacitadores, para pensamentos positivos. Desta forma, podemos pensar positivo, mesmo perante pensamentos negativos ou situações negativas. Os pensamentos negativos geram medo, uma reação que pode paralisar uma pessoa ou fazer com que ela mude de rota. A ação que será tomada depende justamente da maneira como essa emoção será canalizada pelo indivíduo e, de como este irá interpretar a situação com a qual está se deparando.

O medo de que alguma coisa possa dar errado e sair do controle é uma reação biológica natural e instintiva dos seres humanos e, até certo ponto, é importante para que os indivíduos se preparem e planejem antecipadamente suas ações. Porém, quando excessiva, a preocupação com o futuro pode esconder uma grande dificuldade para lidar com erros e imprevistos. Mesmo em situações difíceis e desafiadoras, você pode tomar controle de sua vida e buscar razões positivas para enfrentar situações negativas. No entanto, uma habilidade fundamental que você deve desenvolver primeiro, é a habilidade de interromper o próprio padrão.

Aprenda a conviver com aquilo que você não pode mudar!

  • Olhe para suas emoções
  • Mantenha o controle
  • Assuma sua responsabilidade
  • Seja flexível
  • Não fique se punindo
  • De que maneira podemos aprender?

Agende sua consulta!

Tania Carla Pereira
CRP 05/16585
Especialista em Psicologa e Terapeuta Cognitivo-Comportamental
www.taniacarla.com.br
contato@taniacarla.com.br

Tel: 99888-4338 / 97016-0886 / 3585-1672
Rua Dias da Cruz 155  – Sl 513 – Méier/RJ

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>