Junho | 2017 | Ano VIII – Edição 96 – Ser humano é ser ativo

Ser humano é ser ativo

Sem títuloPraticar atividade física é inerente ao ser humano. Ainda quando estamos no ventre materno já temos contato com o movimento, quer dizer, precisamos alongar todo o nosso pequenino corpo para caber num espaço tão “apertadinho”. Quantas vezes chutamos ou nos mexemos na barriga de nossas mães! Isso funciona para mostrar como nossa biologia foi criada para sermos sempre ativos.

Assim, exercício físico contínuo torna-se fundamental na conquista de uma vida mais saudável e repleta de energia. Após o nascimento, começamos a engatinhar, andar em desequilíbrio, e por fim, caminhar normalmente. Durante a infância, ano a ano, percebemos mudanças significativas, como na altura, postura, coordenação motora, equilíbrio, velocidade e força.

Na puberdade nosso corpo é transformado completamente: a voz muda, a sexualidade aumenta e os pelos crescem. A partir daí, a estrutura musculoesquelética é formada e conforme o envelhecimento, o estado físico continua em um processo de constante transformação. Durante toda essa jornada percorrida, muita coisa ainda está para acontecer. A fase mais especial está para chegar: a melhor idade.

Nessa época tudo o que vivemos, sentimos e experimentamos corporalmente começa a ter um novo sentido. A atividade física eleva de patamar, que somando aos benefícios físicos, surge a importância da socialização, melhora da autoestima, promoção da autonomia e autoconfiança. Após a idade de sessenta anos, a pessoa já se torna idosa segundo as Leis do Brasil, pois a OMS (Organização Mundial de Saúde) orienta que em países em desenvolvimento esta faixa etária se encontra num período que requer maiores cuidados, tanto na parte física, quanto emocional e social.

Diferente ocorre em nações desenvolvidas, em que o indivíduo se torna idoso aos sessenta e cinco anos. Por causa disso, considero necessária a prática de exercícios físicos de forma assídua, no entanto uma outra questão ganha destaque: a socialização, que a partir das conversas e novas amizades conquistadas durante a ida à academia ou com o personal trainer (professor particular de Educação Física) são favorecidas.

Para finalizar o texto, deixo uma pergunta para autorreflexão: você sabia que a parte social é considerada quesito fundamental na aquisição de boa saúde?

Então, aproveite isso se exercitando!

SOCIALIZE-SE EM MOVIMENTO!

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Profissional de Educação Física

Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Doenças degenerativas/psiquiátricas/Demências
Autismo/Síndrome de Down/Cadeirante
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
whatsapp-logo-icone-1 99522.8671 (TIM)
facebook:thiagosoarespersonal
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>