Junho | 2015 Ano VI – Edição 72 – Palavras da editora

Solange DinizResolvi escrever este editorial a fim de esclarecer aos comerciantes, empresários, prestadores de serviços, como escolher um veículo de comunicação na hora de anunciar seu produto ou serviço e se aquele veículo atingirá o público alvo desejado.

A motivação para escrever sobre o tema “Tiragem ou Mentiragem” foi, infelizmente, pelo fato de muitos veículos de comunicação dizerem que rodam uma quantidade de exemplares e na verdade fazem muitos menos. Já ouvi que um veículo de comunicação dizia fazer 20.000 exemplares e na verdade rodava 1.500 exemplares. E, na nossa linguagem jornalística chamamos a isso de “mentiragem”.

Antes de contratar um anúncio veja se no expediente do jornal ou revista está publicada a quantidade de exemplares. Caso esteja, e o veículo não rodar o que está escrito, poderá ser processado por propaganda enganosa. Mas, cuidado! Tem veículo que diz rodar mais de 30 mil exemplares (se é que faz essa quantidade mesmo), mas na verdade os 30 mil não são distribuídos na região do Grande Méier. Fique alerta! O seu público alvo são os leitores da nossa região e não de outros bairros.

Então, além de pedir a comprovação da tiragem, peça que especifiquem quantos exemplares são distribuídos na nossa região. Vejo veículos de comunicação que dizem ser do “Méier” e na verdade só têm um ou dois pontos de distribuição no Méier. O único jornal do Méier é o jornal NOVIDADES. Não se deixe enganar.

Há também os veículos que omitem a quantidade de exemplares no expediente. O que é igualmente falho e nada transparente. Fique atento! Peça para ver a tiragem e não quantos leitores o veículo tem. Peça a comprovação do número de exemplares. Só assim você terá como medir a abrangência do seu anúncio.

A conta é simples: para cada exemplar de um jornal calculamos uma média de três a quatro leitores. O jornal NOVIDADES tem uma tiragem de 10.000 exemplares comprovada. Quem quiser ver a Nota Fiscal da Gráfica Jornal do Comércio, onde rodamos o nosso NOVIDADES há seis anos, estará a disposição do nosso anunciante de forma transparente. Então, podemos dizer que a abrangência do jornal NOVIDADES é de 30.000 a 40.000 leitores no meio impresso.

Todas as matérias publicadas na edição impressa também estão no site e facebook. Desta forma aumentamos muito o número de leitores e saimos das cercanias do bairro. Você pode enviar comentários, sugestões, ler edições anteriores etc. Acesse agora mesmo: www.jornalnovidades.com.br. O jornal NOVIDADES, além de fazer a cobertura de tudo que acontece no nosso bairro está agora em tempo real na nossa página no facebook.

Quem apoia um veículo de comunicação e respeita os profissionais jornalistas, apoia a democracia. Um veículo de comunicação gratuito, que leva informação a todas as classes sociais, merece o seu apoio. Seja você também um colaborador do Jornal NOVIDADES, o único jornal do Méier, e ajude a escrever a história do nosso bairro.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>